CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Projeto de vela para meu caiaque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Projeto de vela para meu caiaque   Seg Jan 03, 2011 11:56 pm

Olá a todos, esta é minha primeira postagem mas já venho com uma idéia bastante ousada, tenho um caiaque de fibra e estou bolando um jeito de colocar uma vela nele, é um caiaque sit-on-top (aberto), fiz um projeto bastante simples e ao meu ver possivel, mas nada como ouvir quem já fez e/ou intende bem do assunto e tem criticas e ideias para acrescentar.

Visão superior

Bulina

Vela

Creio que ele não irá precisar de flutuadores laterais, já que é muito estavel (sendo quase reto embaixo) hehehhehe

Abraço a todos e aguardo participações.
ElCabra

Rank:
Rank:

Caiaque:: Fun Board/Apache
Caiaque: Hunter Fish

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 5:17 am

Qual o modelo de caiaque vc tem? Pelo visto será um bolina dupla, o problema será o perfeito alinhamento delas.
ElCabra

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 5:17 am

Qual o modelo de caiaque vc tem? Pelo visto será um bolina dupla, o problema será o perfeito alinhamento delas. ooops Favor remover!!!!
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 9:05 am

ElCabra

Creio que você mesmo pode remover.

Veja aí no alto de sua mensagem à direita, ao lado do botão "Edit", tem um botão "X".
Clique nele (logado com seu usuário, claro) que vai te enviar para a opção de confirmar para apagar a mensagem.
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 10:17 am

Opa, o modelo eu não sei, mas é de fibra aberto... e parece bem facil de realizar o projeto, pois tem o lugarzinho para o mastro, e é bastante estavel...
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 11:04 am

Pelo que vi, duas bulinas complica um pouco, entao vou mudar o projeto e colocar apenas uma do lado direito, o que acham?
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 11:04 am

Matheus Andrade escreveu:
Opa, o modelo eu não sei, mas é de fibra aberto... e parece bem facil de realizar o projeto, pois tem o lugarzinho para o mastro, e é bastante estavel...

Matheus

Posta uma foto dele.
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 11:18 am

Ok, vou tirar umas fotos e posto aqui... mas só mais para o fim da semana, pois estou indo viajar hoje denoite e volto na quinta...

Última edição por Matheus Andrade em Ter Jan 04, 2011 11:38 am, editado 2 vez(es)
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 11:22 am

Teria alguma outra critica ou ideia? pois semana que vem já começo meu projeto...
Federowicz

Rank:
Rank:

Caiaque:: Sea Cross I

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 4:37 pm

Opa Matheus!

Nada contra as velas triangulares, mas já considerou a hipótese de uma vela em "V"?

Há algum tempo estou namorando a idéia de uma vela para o meu caiaque. Pesquisei vários modelos analizando prós e contras e cheguei a conclusão que a melhor relação custo-benefício seria a vela "V" (na verdade a vela polinésia, pra ser justo com os velhos mestres!).

Inicialmente pensei que a base fixa geraria problemas para "caçar" o vento, mas pesquisando um pouco mais, percebi que a adição de um moitão à proa e dois à popa, combinados com um leme proporcinava a navegabilidade necessária à uma boa velejada.

Esse sistema é leve, compacto, barato e fácil de fazer.

Pense a respeito, mesmo sendo só uma sugestão, vale o sacrifício.

Obs.1 Quanto a área vélica, é só dimensionar o pano e a estrutura para adequa-la às suas expectativas.
Obs.2 Esse sistema não dispensa o uso da bolina ou da ama (flutuador lateral).

Se quiser trocar umas idéias, coloco-me à disposição!

Abraços!
Schindler

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda
Caiaque: Aki Pega - Schin Kayak Fishing

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 4:49 pm

Tambem to pensando em fazer uma para o meu Barracuda, que seja desmontavel, para quando voltar da pescaria se o vento estiver a favor.
Tipo em " V " , mesmo.
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras
Caiaque: Folha

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 8:19 pm

Também tenho vontade de usar uma vela no meu caiaque, acho que até um dos membros poderia fazer pra vender, a um preço justo, é claro! kkkk.
Matheus Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jan 04, 2011 9:41 pm

Já pensei em vela em V, mas creio que com ela teria dificuldade de andar no ''contra-vento" pois a mobilidade dela é bastante restria, penso em esquecer o remo, e navegar como um veleiro mesmo...
Danilo Acamp

Rank:
Rank:

Caiaque: Caiaque oceano turismo à vela

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Qui Jan 13, 2011 11:30 am

Beleza Matheus,

é partir para realizar o projeto e evoluir no uso.

Parabens. happy10
http://www.veleirok.blogspot.com
Barninha

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Qua Jan 26, 2011 2:15 pm

Boa tarde Senhores....

Matheus, como esta o projeto ???

Pessoal, tb já tentei colocar uma vela no meu caiaque, até funcionou, mas só a favor do vento... A vela era fixa e em V ( meio quadrada, ams no fim era um V ). consegui uma velocidade ótima para o tamanho do caiaque ( 3.96 X 90 ) ele pesa 30kg e estavamos em 2 pessoas, a velocidade realmente foi muito forte, muito mais do que consigo com os remos, ou até mesmo pegando onda, mas tinha que remar contra o vendo e depois içar a vela pra voltar e o vento nem era tão forte, só qeu avela era grande ( no meu ponto de vita neh ) o mastro tem 3.20, a vela tinha 2.40 de altura, por 1.80 na parte de baixo e 2.40 na parte superior, montei ela em 2 partes com o corte no meio, onde fiz um molde para que com o vento ela tivesse uma pequena circunferencia para segurar melhor o vento.

O mastro tenho até hoje, é de aluminio e tem paredes de 3mm, muito forte. Como o vento vinha sempre pela parte de tras, n tive lá grandes instabilidades, cheguei até a mergulhar e voltar para o caiaque sem grandes probelmas, mas o meu é muito estavel, uma pessoa que nunca andou de caique, pode mergular e subir logo na primeira, só não sobe de faltar braço... normalmente só explico como subir da forma correta depois da primeira tentativa =)

Depois acertei o projeto para o mastro virar, mas n sabia que era necesário uma quilha kkk, então o caiaque continuava indo sempre a favor do vento, n consegui mantar para onde queria.. =P e fuia atras para ver o q faltava, mas com ventos de lado notei que era necessário um flutuador, tudo bem q no dia o vento estava muito forte, mas notei uma certa instabilidade talves pelo tamanho da vela... a idéia agora e diminuir um pouco o tamanho do mastro.

Bom, depois do depoimento, minhas dúvidas.

Qual deve ser +/- o tamanho da quilha ???
Qual o melhor lugar apra instalar a quilha???
No meu caso, pretendo fazer uma filha fixa, então a idéia seria ser uma quilha mais comprida do que profunda, isso implica em algo ??
Sobre a vela, que medida é interessante para um caique com +/- uns 200kg de peso total ??? ( contanto com o peso do caiaque, 2 pessas dentro, e toda a tralha da vela e mais algo pra elvar dentro dele ))

Vlw...
Att.:
Barninha
Alex Araújo

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda
Caiaque: & Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Dom Fev 06, 2011 11:01 pm

Gostaria de colocar uma vela tradicional no meu Explorer. Contactei a brudden e eles me pediram para procurar uma loja especializada em velas, ou seja, abriram mão desse setor para adaptação em seus caiaques, deixando para nós a responsabilidade de projetar a vela.
Estou aprocura de um projeto bom, barato e que não dependa de estabilizadores.
ElCabra

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Seg Fev 07, 2011 10:10 am

Para um caiaque se tornar veleiro tem que ter bolina ou estabilizador com quilha, senão qualquer vento de través faz ele navegar de lado, resolvendo isso... é colocar mastro e vela....
Imagino que a solução seria fazer a bolina à ser encaixado no fundo do caiaque utilizando pelo menos 3 ou 4 pontos dos drenos, fazendo assim um alinhamento perfeito. Acho que a vela em forma de "V" funciona bem apenas com vento a favor, melhor a vela convencional! Chique mesmo é colocar ainda uma mini buja
Genilson de Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Mar 01, 2011 2:00 am

Alõ Mateus, boa ideia, continue nesse rumo que voce chega lá. Quando voce poder, pesquisa no You Tube (Genilson no caiaque a vela). Bons ventos.
Genilson de Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Mar 01, 2011 2:04 am

ElCabra escreveu:
Para um caiaque se tornar veleiro tem que ter bolina ou estabilizador com quilha, senão qualquer vento de través faz ele navegar de lado, resolvendo isso... é colocar mastro e vela....
Imagino que a solução seria fazer a bolina à ser encaixado no fundo do caiaque utilizando pelo menos 3 ou 4 pontos dos drenos, fazendo assim um alinhamento perfeito. Acho que a vela em forma de "V" funciona bem apenas com vento a favor, melhor a vela convencional! Chique mesmo é colocar ainda uma mini buja

Pô cara, não é que voce entende mesmo do riscado. Muito bem. Bons ventos. Genilson.
Genilson de Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Mar 01, 2011 2:21 am

Roberto Holanda escreveu:
Também tenho vontade de usar uma vela no meu caiaque, acho que até um dos membros poderia fazer pra vender, a um preço justo, é claro! kkkk.

Então Roberto, tem o meu apoio, o problema é que voce fica preguiçoso, não quer mais remar, principalmente morando no Ceara, que venta pra caramba. Bons ventos. Genilson
conde

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jul 26, 2011 1:12 pm

up
Genilson de Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jul 26, 2011 7:10 pm

Ai pessoal. para quem tem curiosidade em caiaque a vela, clic nos links.

http://youtu.be/mPoWjwc-v8c
http://youtu.be/SVF-OFM3adA
http://youtu.be/rmtWyHLS1qQ
http://youtu.be/nNksSbA1Nos
Eddy

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Projeto de vela para meu caiaque   Ter Jul 26, 2011 8:55 pm

Boa matheus,vc vai gostar muito,o meu EDDYDUPLO,ea vela e show.
E trabalho do amigo GENILSON.
Bota o progeto pra frente,abraço.

Projeto de vela para meu caiaque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  :: -