CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

SNAP - Aprenda a fazer o seu.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras
Caiaque: Folha

MensagemAssunto: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 3:12 pm

Talvés um Snap seja a coisa que cu$te menos numa tralha, más a sua falta pode atrapalhar uma pescaria com iscas artificias, principalmente se for num domingo ou feriado onde as lojas de pesca estejam fechadas ou se na sua cidade não tenha loja de pesca e somente seja possível comprar pela internet, sendo assim nada como saber fazer um Snap em apenas 1 minuto, que seja para seu próprio uso ou para impressionar um companheiro que perdeu o dele, vai pensar que estar pescando com o Makaiver, kkk.

Uma boa parte dos Snaps são feitos a mão e com apenas o uso de:
01 Alicate de Corte;
01 Alicate Bico Redondo;
Fio indicado para o uso(peso do peixe) e tamanho preferido do Snap.

Vídeo by Dino.

A compra do arame deve seguir +/- as seguintes orientações:

Snap Tamanho 1,00cm - Fio de Aço Inox 1,00mm
Snap Tamanho 1,50cm - Fio de Aço Inox 1,20mm
Snap Tamanho 2,00cm - Fio de Aço Inox 1,40mm
Snap Tamanho 2,50cm - Fio de Aço Inox 1,60mm

Boas pescarias!
Laerti Borba

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Tubarão

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 3:57 pm

Bela dica Roberto, mas onde posso conseguir o Fio de Aço Inox, em loja de artigo de pesca ou em de materiais de construçao?

Parabens pelo video, e pela dica, muito simples e facil de fazer.
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 4:44 pm

Olá Laerti,

Esse Fio Inox é o utilizado pelos artesãos que fazem Snaps, usam o melhor material porque é pra vender, o seu não vai ser né? kkk nada nos impede que usemos algum outro tipo de material, só não pode é enferrujar e também tem que lembrar que esse material resista bem as puxadas de linha quando a isca ficar presa a alguma coisa submersa e resista os pesos dos peixes pescados, lembre-se sempre da relação espessura do fio x tamanho do snap, quanto menor o tamanho do snap e o fio seja mais grosso vai ser mais resistente a uma abertura do arame.

Não mim contentando de amanhã ir procurar algum fio mais indicado peguei um fio de arame galvanizado que tenho aqui em casa para serviços gerais que acho que seja de 1,00mm e sem mesmo ter o alicate de bico redondo e utilizando o de bico que uso nas pescarias fiz esse aqui da foto na 4ª tentativa, que dar muito bem pra ser utilizado, se amanhã der tempo vou comprar um Alicate de Bico Redondo e achar um fio mais específico e veremos juntos os resultados.

Snap de Engate Rápido

Tipo: Snap de Engate Rápido
Fio: 1,00mm(não tenho certeza)
Tamanho: 1,90cm

Tente aí o seu, qualquer dúvida pode perguntar que vamos pensar juntos!
Vou ficar atualizando o post com o que for sendo feito aqui.
Ah! O vídeo não foi feito por mim, apenas o achei no YouTube, o crédito foi dado ao Dino.

Boas pescarias!
Fábio_RJ

Moderador
Moderador

Caiaque: Hobie - Mirage Outback

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 5:33 pm

Boa dica !!
ANDRÉ GARCIA

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing
Caiaque: Brudden/Explorer

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 8:28 pm

Bacana! Alem de ficar mais barato, é sempre mais gostoso usar apetrechos feitos por nós mesmos.
Paulo Lobianco

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Jan 25, 2011 11:26 pm

Boa !
Luiz Carlos

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 8:01 am

Legal....muito interessante.....vamos lá, comprar o material, né??? Abraço.
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 8:13 am

Para a "alma" das iscas e snaps tenho usado uma vareta de inox usada em solda (tig ou mig, não lembro bem), que têm em diversos tamanhos e uma é fina suficiente como para estes trabalhos.
Sei que o pessoal mais profí usa os fios ortodônticos.
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 9:21 am

Bem turma, eu já venho com essa idéia há um tempo. Fiz uma comprei o arame rígido d aço inox (na PLpesca) para fazer um teste e está pra chegar por esses dias.

Site da PLpesca: http://www.plpesca.com.br/busca.asp
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 12:40 pm

ANDRÉ GARCIA escreveu:
Bacana! Alem de ficar mais barato, é sempre mais gostoso usar apetrechos feitos por nós mesmos.
Olá André,
Concordo com tudo que você disse e ainda acrescento que se precisarmos em poucos minutos o Snap estará feito e problema da falta estará resolvido
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 12:41 pm

Luiz Carlos escreveu:
Legal....muito interessante.....vamos lá, comprar o material, né??? Abraço.
Olá Luiz,
Depois que comprar posta aqui o material e uma foto do seu Snap já feito e a sua experiência.
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 12:44 pm

Alejandro escreveu:
Para a "alma" das iscas e snaps tenho usado uma vareta de inox usada em solda (tig ou mig, não lembro bem), que têm em diversos tamanhos e uma é fina suficiente como para estes trabalhos.
Sei que o pessoal mais profí usa os fios ortodônticos.

Alejandro,
Bela dica sobre a vareta de solda Mig, vou procurar ver uma pra ver se dar certo.
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 12:48 pm

André escreveu:
Bem turma, eu já venho com essa idéia há um tempo. Fiz uma comprei o arame rígido d aço inox (na PLpesca) para fazer um teste e está pra chegar por esses dias.
André,
No momento na PLpesca só tem disponível um Arame de Aço Inox de 2 mm, que vai ficar grande para iscas pequenas, você comprou de quantos milímetros?
Anderson sergio

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 5:53 pm

Olá rapaziada, para snaps pequenos para peixes de até 3Kg, eu uso resistência de chuveiro,custa R$ 2,50 e esticada dá + ou - 3 metros, dá para fazer rotores e engates rápidos sem problemas.
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 6:14 pm

Continuando o projeto...

Consegui um tempo pra ir comprar os alicates apropriados para artesanato e notei que há uma diferença grande tanto na facilidade do trabalho quanto no resultado final, com um alicate de pesca o menor tamanho que consegui fazer foi um de 1,90cm e com os alicates de artesanato o tamanho diminuiu pra apenas 1,00cm, felizmente cheguei ao formato e tamanho pretendidos.

Para quem quer ficar fazendo os seus Snaps é bom que tenha os alicates específicos, que são eles:
01 Alicate Bico meia Cana Reto - Tamanho 4 1/2" (115mm) - Lado Esquerdo em Cima - R$ 7,50
01 Alicate Bico Redondo - Tamanho 4 1/2" (115mm) - Lado esquerdo em Baixo - R$ 7,50
01 Alicate de Corte - Não gostei do de artesanato, achei que nem ia cortar nada e fiquei mesmo com o meu antigo. - Lado Direito

Pra saber a espessura correta do arame galvanizado que já tinha usado pra fazer uns Snaps fui a loja onde comprei e mim informei, o que eu já tinha e achava ser de 1,00mm mas na verdade é de 1,24mm, aproveitei pra procurar o Fio de Aço Inox, comecei por lojas de material de construção e não achei, depois fui numa que vende ferramentas e encontrei em três espessuras diferentes a mais próxima de 1,20mm que achei foi um Fio de Inox de 0,90mm que vendiam por rolo ou por metro, o metro cobravam R$ 1,00, o meus 12 metros num paguei o dono é meu amigo e mim deu, cheguei em casa e fiz o Snap acima da moeda(imagem acima) e o de baixo é de Arame Galvanizado utilizado anteriormente, o de Inox é bem mais acabado, só que o galvanizado deve também dar conta do recado, depois fiquei sabendo que fios de inox são vendidos em lojas que vendem cerca elétrica.
Agora pra saber mesmo se estão funcionando bem e ver as relações de espessura x tamanho e ter que fazer uns ajustes após a prática será só quando eu for pescar e pra minha tristeza só pode ser no outro final de semana porque estou ainda com queimaduras de sol, por isso fiquei craque em Queimadura de Sol e fiz um tópico! Evil or Very Mad

Boas pescarias!
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 6:19 pm

Anderson sergio escreveu:
Olá rapaziada, para snaps pequenos para peixes de até 3Kg, eu uso resistência de chuveiro,custa R$ 2,50 e esticada dá + ou - 3 metros, dá para fazer rotores e engates rápidos sem problemas.

Anderson,
Qual a espessura e material? E qual o modelo de snap você faz, dar pra postar uma foto dele?

André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qua Jan 26, 2011 10:22 pm

Roberto Holanda escreveu:
André escreveu:
André,
No momento na PLpesca só tem disponível um Arame de Aço Inox de 2 mm, que vai ficar grande para iscas pequenas, você comprou de quantos milímetros?

0,55mm, mas acho que deveria ser de 0,70 ou 0,80mm
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qui Jan 27, 2011 8:35 am

André escreveu:
André,
Fui presenteado com 12m de Fio Aço Inox de 0,90mm e por eu estar ainda com uma queimadura solar e não puder pegar mais sol na pele por um tempo não terei como ir pescar, mas hoje pensei que posso fazer uns testes aqui mesmo no jardim de casa, vou testar o Snap de Inox 0,90mm e o Galvanizado 0,24mm pra ver o que dar, postarei aqui os resultados.
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qui Jan 27, 2011 8:46 am

Este final de semana PROMETO que farei e postarei as fotos do que tenho feito.
Anderson sergio

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qui Jan 27, 2011 9:19 am

Olá roberto, vou fazer alguns neste fim de semana, vou ver se consigo por as fotos passo a passo. também faço alguns Jigs e plugs usando estes mesmos fios de resistência de chuveiros,ficam ótimos.
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qui Jan 27, 2011 12:16 pm

Roberto Holanda escreveu:
André escreveu:
André,
Fui presenteado com 12m de Fio Aço Inox de 0,90mm e por eu estar ainda com uma queimadura solar e não puder pegar mais sol na pele por um tempo não terei como ir pescar, mas hoje pensei que posso fazer uns testes aqui mesmo no jardim de casa, vou testar o Snap de Inox 0,90mm e o Galvanizado 0,24mm pra ver o que dar, postarei aqui os resultados.

É bom para pegar a forma de fazer, mas acho que o bom é com arame elástico (volta a posição inicial)
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Qui Jan 27, 2011 2:12 pm

Fiz alguns testes, mas vou trabalhar agora porque não ganho a vida no Inmetro, kkkk.
Assim que der posto aqui os resultados.
Jorge Antonio

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Sex Jan 28, 2011 9:56 pm

Roberto,
Está muito legal esse tópico, parabéns!!
Uma dica, os fios de aço são encontrados com facilidade em casas que vendem material para artesanato. como eu faço meus spiners tenho sempre esse material.
Boa sorte!
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Sab Jan 29, 2011 4:01 pm

Hoje peguei os materiais:

Estes são so que fiz hoje pela manhã.
O primeiro...

Mais um (achei que estavam muito grandes)

Diminui, mas ainda não estão do jeito que quero. Vou treinar mais.

Na foto acima tem um "snap sem nó" com desenho modificado por "Mestre Eloy" do FTB.

Cumprido!!!
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Dom Jan 30, 2011 10:46 am

Alejandro,
Fez uns muito bons!
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Teste de Carga nos Snaps   Dom Jan 30, 2011 2:00 pm

Apliquei um teste, repetindo-o várias vezes com os Snaps que fiz e um que já usava que vêm originalmente com girador e que agora estou usando sem. O teste se resumiu a fixar um arame no teto e uma sacola plástica com pesos de 1kg dentro, os Snaps que foram testados fizeram a união do arame e a sacola plástica, recebendo todo o peso da sacola plástica.

Comecei sempre os testes com 4kg e adicionando 1kg por vez na sacola e esperando em média 20 segundos para colocar + 1kg, assim ia vendo a capacidade de carga do Snap ao peso que estava na sacola.

Snaps e suas capacidades "máximas" de sustentação, na sequência da esquerda para a direita.

- Snap 1,00cm de Fio de Aço Inox 0,90mm
Já para fazer a foto foi difícil, tive que segurar a sacola e não pesar tanto pra ele não abrir logo de cara, depois da foto feita não teve jeito... não resistiu aos 4kg iniciais do teste. Ficou a dúvida da capacidade de um Fio de Aço Inox com 1,24mm.

- Snap 1,20cm de Arame Galvanizado 1,24mm
Inicialmente suportou bem os 4kg iniciais e quando chegou aos 6kg teve uma pequena deformação que foi aumentando de acordo com os pesos seguintes, se partindo aos 8kg.

- Snap 1,50cm de Arame Galvanizado 1,24mm
Pelo teste esse outro formato de Snap de Engate Rápido se mostrou mais resistente que o tipo Clip, por ser o mesmo Arame Galvanizado de 1,24mm pensei que só resistiria aos 8kg da forma Clip e não foi isso que aconteceu... somente derrubou a sacola quando já havia 12kg dentro e quase não se deformou antes de deixar cair o peso. O cuidado que devemos ter nesse outro formato é de que não fique enganchando em alguma coisa e se abra fácil, a argola da linha deve proteger essa abertura para entrar as iscas.

- Snap Marine Sports BSP Barrel Swievel 7 (sem girador)
Só a explicação de estar todo "amarrado" pela chapinha onde se faz a abertura e fechamento do arame para a isca entrar e sair para um arame tão fino suportar 12kg, já que eu estava fazendo esse teste resolvi saber o peso máximo que o Snap em uso nas minhas varas tem, fiquei muito surpreso!

Conclusão...
Por eu já ter vários unidades do Snap Marine Sports e que pelo teste mostrou ser muito forte, vou continuar usando ele e não vou querer usar os que fiz ou comprar de quem os faça mesmo sendo de Fio Aço Inox que deve ser mais resistente, só quero usar um Snap desses caso acabe os MS e não tenha chegado ainda, 12kg no seco tá bom demais pra mim.

Boas pescarias!
celsors

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda
Caiaque: 2 Barracuda

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Fev 01, 2011 12:34 pm

Fios de inox são vendidos em casas de materiais para dentistas, rolinhos custam em média 15 a 20 reiais e devem ter mais ou menos 10 a 15 metros.
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Sex Fev 04, 2011 9:48 pm

Galera como falei anteriormente, comprei o 0,55mm na PlPesca e está perfeito, já estou fazendo os meus. O 0,55mm é exatamente os que uso nas minhas pescarias, só não sei se presta para o Snaps de engate rápido, nesse caso acho o 0,80mm mais indicado.
Depois posto as fotos.
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Dom Fev 06, 2011 1:02 pm

Bem turma segue a foto do snap que fiz. A esquerda o original, e os outros dois a esquerda os genéricos. kkkkk

Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Dom Fev 06, 2011 4:03 pm

Olá André,

Com mais treino vai estar fazendo igualzinho.
Muito bom!
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 8:49 am

pois é Roberto, eu só fiz 4 e já saiu com essa qualidade. Agora vou comprar o arame inox de 0,90mm pra fazer o de engate rapido.
Paulo Lobianco

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 9:21 am

Eu já achei que melhor impossível, está bom demais. Valeu André !
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 9:55 am

André escreveu:
Bem turma segue a foto do snap que fiz. A esquerda o original, e os outros dois a esquerda os genéricos. kkkkk

Caraca... creio que minha coordenação motora não permitirá fazer destes.

Parabéns!
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 11:40 am

Pois é Lobianco e Alejandro. É muito simples, não precissa de muita coordenação além disso é barato e um bom passatempo, eu comprei pelo site da PlPesca, custou R$ 7,00 - 10m.
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 2:34 pm

André escreveu:
Pois é Lobianco e Alejandro. É muito simples, não precissa de muita coordenação além disso é barato e um bom passatempo, eu comprei pelo site da PlPesca, custou R$ 7,00 - 10m.

Uma hora destas crio coragem e compro um alicate ortodóntico (parece que é o n° 1).
André

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 3:49 pm

Compra o alicate de bico cônico(R$ 9,00), alicate de bico e um de corte é com esse que estou fazendo, exatamente igual ao seu e o do Roberto. O ortodôntico é muito caro.
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Fev 07, 2011 4:53 pm

André escreveu:
Compra o alicate de bico cônico(R$ 9,00), alicate de bico e um de corte é com esse que estou fazendo, exatamente igual ao seu e o do Roberto. O ortodôntico é muito caro.

Por i$$o que precisa de coragem, hehehehehe
wilson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Seg Mar 21, 2011 8:48 am

O snap do vídeo é o que o pessoal chama de Glico. (deve ser o nome do cara que inventou)
Roberto Holanda

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: SNAP - Aprenda a fazer o seu.   Ter Mar 22, 2011 5:40 am

wilson escreveu:
O snap do vídeo é o que o pessoal chama de Glico. (deve ser o nome do cara que inventou)
Olá Wilson,
O nome Glico é de uma pessoa que passou a fazê-lo depois de aprender com um que aprendeu com outro... por ele se especializar nesse modelo de Snap de Engate Rápido estar virando sinônimo de Snap como aconteceu com a marca Gillete em relação a lâminas de barbear, isso claro, quardando as devidas proporções, rs.

SNAP - Aprenda a fazer o seu.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  :: -