CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
josehenriquebr

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 1:55 pm

Senhores, não sei se todos aqui viram o acidente lamentável que ocorreu com 2 (ou 3) pescadores no Rio de Janeiro, próximo ao vão central da Baía de Guanabara.

Gostaria de expor meus sentimentos aos familiares, que Deus ilumine aqueles que se foram, e proteja os seus, que aqui ficaram.

Trago essa trágica notícia ao conhecimento de todos aqui, para que possamos tomar por exemplo, e nos ajude a nos prevenir para evitar que isso ocorra com algum de nós.

Tragédia no Rio de Janeiro

Minha família ao assistir a notícia ficou sobressaltada, a notícia fez um eco na sala, depois escutei várias vezes, o pedido, para sempre usar o colete, para sempre avisar onde vou, com quem vou, e qual trajeto pretendo fazer, que horas devo sair e qual o horário pretendo voltar.

Bom amigos. deixo espaço para que todos comentem, mas acho importante frisar essas medidas abaixo, para que sempre a tomemos como precaução e para tranqüilidade dos nossos familiares. Lógico que esqueci de dezenas de outras coisas, mas essas foram as que me lembrei ainda emocionado pela notícia, por favor fique à vontade para completar minha lista.

01 - usar colete salva-vidas SEMPRE.
02 - Avisar os horários de saída e chegada, assim como os pontos que iremos utilizar para embarque e desembarque.
03 - fazer sempre uma lista com os nomes de quem estão nos acompanhando com telefones de contato.
04 - informar o trajeto que devemos seguir.
05 - informar o tipo e características das embarcações que iremos utilizar.

Niko Pescador

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 2:05 pm

Ontem postei a reportagem no fórum da galera aqui do Rio, isso é muito importante principalmente em relação a escolha das cores de nossos caiaques, já ficamos muito próximos a linha d'agua, com uma cor semelhante ao mar tudo piora.
Acho que deveríamos colocar bandeira em nossos caiaques para melhorar a sua visualização, uma corneta não seria demais, acho que em Portugal já é item obrigatório em determinadas situações.

Que nos sirva de alerta.

josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 2:17 pm

Niko Pescador escreveu:
Ontem postei a reportagem no fórum da galera aqui do Rio, isso é muito importante principalmente em relação a escolha das cores de nossos caiaques, já ficamos muito próximos a linha d'agua, com uma cor semelhante ao mar tudo piora.
Acho que deveríamos colocar bandeira em nossos caiaques para melhorar a sua visualização, uma corneta não seria demais, acho que em Portugal já é item obrigatório em determinadas situações.

Que nos sirva de alerta.

Boa Niko, isso mesmo as idéias devem ser postas na mesa para que possamos ter e conhecer quais os recursos nos podem assegurar uma pescaria tranquila, uma corneta seria uma boa.
Eu pus uma apito pendurado no meu colete, desses que vendem em lojas de R$ 1,99, tem uma bússola e um termômetro junto com ele nas laterais, mas fiquei um pouco decepcionado e me serviu para um alerta, pois minha sobrinha pegou o caiaque para dar uma remada na praia, ela não se afastou muito e disse que apitou várias vezes para "testar" o efeito. E qual foi o nosso espanto, da praia, não se ouve nada, o som não chega na costa, foi um pouco frustrante, mas se com ele não conseguiu chamar a atenção sem o apito irá ser ainda pior, por isso ele ainda continua no colete, e a corneta como vc sugeriu talvez seja a solução para o sinal sonoro.

Será que algum companheiro tem idéia de como adaptar uma corneta ou que tipo daria efeito para se usar ou levar no caiaque?

Obrigado pela dica.
Niko Pescador

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 2:31 pm

Eu estou querendo colocar uma sirene de alarme junto com uma lâmpada pra pesca noturna, já que vai ter bateria pra uma coisa derrepente serve pra outra, a caixa até arrumei pra bateria de moto, ainda não instalei e nem sei se vou, mas é uma idéia, a cornetinha da sirene é pequena e a bateria de moto tbm.
alexandre farias

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 3:03 pm

Eu tenho uma corneta dessa de ar,que adaptei pra businar nos jgs , é uma boa ver cm adapto ele no caiaque
Paulo Lobianco

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 3:41 pm

Seria interessante colocar a matéria aqui. Sobre as recomendações citadas, lembrar de sua necessidade nos deixa alertas para os perigos.
Niko Pescador

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 4:18 pm

Para constar,
Notícia atualizada:

Homem estava acompanhado de mais outras duas pessoas, que desapareceram no último domingo. Um corpo já havia sido encontrado nas proximidades do Cais do Porto, no Rio

Bombeiros do Grupamento Marítimo (G-Mar) encontraram na manhã desta terça-feira o corpo do segundo pesacador desaparecido na Baía de Guanabara desde domingo. Segundo familiares, três amigos estariam pescando na região, próximo à Ponte Rio-Niterói, e não retornaram. O corpo de Adailton Simão dos Reis foi reconhecido por familiares no Instituto Médico Legal (IML).

O primeiro corpo, de Eufrásio Bento da Silva Neto, de 47 anos, já havia sido encontrado pelos bombeiros na noite de segunda-feira, nas proximidades do Armazém 5, no Cais do Porto, no Rio. Na manhã desta terça-feira, duas lanchas e cinco bombeiros deram continuidade às buscas.

De acordo com os militares, os parentes pediram ajuda após constatarem a demora para que os pescadores amadores retornassem. Ainda não há informações sobre o ocorrido, mas o G-Mar trabalha com a hipótese de que o barco tenha sido atropelado por uma embarcação maior.

Ainda segundo o G-Mar, não há confirmação de que uma terceira pessoa estaria no barco, já que nenhum parente reclamou
leo_kayak

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 4:23 pm

Que tragédia. Para pesca no Mar ou lagos de grande porte com trafego intenso caiaques em cores vibrantes ajudam. Um bandeira de sinalização, também ajuda.

josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 4:29 pm

Muito obrigado Niko por atualizar as notícias, assim os fatos vão sendo esclarecidos e não ficamos nos achismos.

Senhores, quando ouvi a notícia, meu espanto e surpresa foi imediato ao seguinte fato, os pescadores devem ter sido atingidos por uma embarcação maior, eles estavam junto ao vão central da ponte, meus amigos o vão central foi construído justamente para que embarcações grandes, grandes mesmo, passem por lá, não conheço as regras de arrais, porém será que navegar próximo a esse vão central é permitido?

Será que os companheiros não sabiam do perigo iminente que o local representa?

Isso me faz pensar que talvez esses amigos tenham ficado a deriva, como disse um bombeiro que atendeu o chamado, o que nos leva novamente aos equipamentos de segurança.

Se vc tem um barco motorizado, leve sempre um remo de reserva, não pense que o motor é eterno, assim tendo um remo em mãos, talvez uma tragédia possa ser evitada.

O mesmo ouvi dizer de caiaques de travessia, para passeios longos em mar aberto, devem sempre ter um remo de reserva por segurança, ou pelo menos um remo reserva no grupo.

abs...
Niko Pescador

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 4:37 pm

Valeu Leo,
Essa é a minha idéia!!!!!
beto recife

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 4:51 pm

Além de meu caiaque ser de cor laranja eu ainda coloco uma bandeira do Brasil. Mas ainda não estou utilizando o colete que sei ser essencial mesmo pescando no timbó.
[img] [/img]
Guimarães

Rank:
Rank:

Caiaque: Touchê (Hobie Outback)

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 6:22 pm

É o que tenho mais medo quando estou na Ilha de itaparica, são as lanchas dos "novos ricos" passando feito um foguete e todo mundo (inclusive o piloto) enchendo a cara.

Tenho os coletes na cor vermelha, as pás do remo em amarelo (esta foto é mais antiga) e não stisfeito ainda tem a bandeira bem grande. Fora apitos, a buzina a ar, o espelho de emergência, a luz strobo, a calibre 12 ooops ooops ooops

juquiri

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 26, 2011 7:04 pm

Uma bandeira fixada a um mastro de 1mt é bastante interessante para chamar a atenção.
O apito apesar de ter sua utilidade, não seria ouvido pelo piloto de uma lancha muito menos de um navio.
para o piloto de um navio cargueiro evitar um acidente com um caiaque é bastante difícil, já que pelo porte avantajado, um navio não faz manobras rápidas e por ser um caiaque muito pequeno o mesmo só será percebido quando já estiver bem próximo. É como andar e pisar em uma formiga, sem querer e talvez sem nem saber. Neste caso cabe ao caiaque ou a formiga sair da frente a tempo.
O mesmo não se refere a lanchas ou jet skis, que são rápidos e manobram com muita facilidade, neste caso , é responsabilidade dos pilotos desviarem de banhistas e embarcações menores e mais lentas.
Se tem uma coisa que irrita, é o piloto de uma lancha ou jet ski ter o mar inteiro para passear e ainda assim querer passar a 1mt de um banhista ou de uma embarcação pequena

Evil or Very Mad Mad
Sergio Cabral

Rank:
Rank:

Caiaque: Eclipse/Artic e Akula Duplo

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 12:30 am

é... todo cuidado ainda é pouco! Uso coletes sempre... mesmo quando pesco em lugares próximos... nunca se sabe o que pode acontecer! Hoje eu me convenci de que realmente estou certo.
Mas além de tudo é preciso muita atenção e prudência da nossa parte...
robertodelfino

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 1:15 am

Eu nao sei se vou falar besteira mas eu sempre tive na cabeça que se um dia eu fosse fazer uma pescaria aonde seria dificil e teria algum risco um pouco maior eu levaria dentro do caiaque uma bolsa termica, sei la alguma coisa aonde eu poderia levar alguns rojoes, dentro do caiaque, para no caso de me perder ou ate mesmo no caso de alguma coisa grande que estive se vindo em minha direção. vendo o que aconteceu agora penso que a minha ideia nao e tao ruim assim, so nao sei se daria tempo para fazer o aviso, mas de qualquer forma seria muito bom.

abraços.
Gravano pescador

Rank:
Rank:

Caiaque: Explorer fishing duplo

MensagemAssunto: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 7:30 am

josehenriquebr escreveu:
Senhores, não sei se todos aqui viram o acidente lamentável que ocorreu com 2 (ou 3) pescadores no Rio de Janeiro, próximo ao vão central da Baía de Guanabara.

Gostaria de expor meus sentimentos aos familiares, que Deus ilumine aqueles que se foram, e proteja os seus, que aqui ficaram.

Trago essa trágica notícia ao conhecimento de todos aqui, para que possamos tomar por exemplo, e nos ajude a nos prevenir para evitar que isso ocorra com algum de nós.

Tragédia no Rio de Janeiro

Minha família ao assistir a notícia ficou sobressaltada, a notícia fez um eco na sala, depois escutei várias vezes, o pedido, para sempre usar o colete, para sempre avisar onde vou, com quem vou, e qual trajeto pretendo fazer, que horas devo sair e qual o horário pretendo voltar.

Bom amigos. deixo espaço para que todos comentem, mas acho importante frisar essas medidas abaixo, para que sempre a tomemos como precaução e para tranqüilidade dos nossos familiares.

Lógico que esqueci de dezenas de outras coisas, mas essas foram as que me lembrei ainda emocionado pela notícia, por favor fique à vontade para completar minha lista.

01 - usar colete salva-vidas SEMPRE.
02 - Avisar os horários de saída e chegada, assim como os pontos que iremos utilizar para embarque e desembarque.
03 - fazer sempre uma lista com os nomes de quem estão nos acompanhando com telefones de contato.
04 - informar o trajeto que devemos seguir.
05 - informar o tipo e características das embarcações que iremos utilizar.

Não soube deste acidente, é realmente lamentável
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 9:44 am

Senhores eu comprei um apito desses, foi bem baratinho numa Loja de R$1,99 aqui mesmo em São Paulo,ele tem uma bússula e um termômetro, é só o começo para se ter segurança, deixo ele amarrado no colete salva-vidas, que fiz questão de usar em todos os momentos que estreei o meu Hunter (primeira remada)

Pretendo assim que possível comprar uma Buzina dessas.
e mais um sinalizador desses.

A sirene e o sinalizador seriam os itens interessantes para levar numa pescaria, lógico para montar esse kit, ainda vou levar um tempo, até porque para tal tenho organizar e pensar como transportar isso com segurança dentro do caiaque, e de forma que fique à mão para emergências.
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 9:47 am

Alguém costuma levar rádio para as pescarias?
Vi esse Rádio, mas não sei se realmente é o que eu espero.

Me parece que funciona como um rádio amador PX, já tive um Cobra 22 Plus, será que alguém que entenda mais que eu pode ajudar, esse rádio pega a faixa cidadão?

Como ele tem luz e sirene achei que deve ser útil.

Ou esse outro tipo é melhor? Já que vem aos pares? Se tiver alguém que já tenha um par desses funcionariam os 4 rádios juntos?

mikenelson

Rank:
Rank:

Caiaque:: Sea Cross II

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:12 am

Lamentável mas, temos que saber realmente o que aconteceu, e o que parece é que houve um abalroamento por outra embarcação maior. Tudo indica.
Em primeiro lugar, vão central é caminho de embarcações gigantescas, sem controle imediato de suas manobras, tanto é que pela lei do mar, elas tem prioridade de passagem.
Em segundo lugar, ali no vão central, no meio do caminho, caso estivessem lá, não é um lugar seguro,é até proibido para pescar, visto que torna-se quase impossível um comandante, da ponte de sua embarcação, avistar um bote de cinco metros, digamos, no meio do caminho de uma embarcação de milhares de toneladas.
O barquinho pode ter ficado à deriva, isto pode ter acontecido.
Enfim, um salva vidas teria ajudado, sim, mas depois de mortos os corpos boiarem, isto se os tirantes não fossem cortados, como os corpos foram.
ALERTA A TODOS:
EVITEM CANAIS DE NAVEGAÇÃO.
PORTEM , NA POPA OU NA PROA DO CAIAQUE, UM MASTRO COM PELO MENOS UM METRO DE ALTURA E COM UMA BANDEIRA DE SINALIZAÇÃO.
PROCUREM ESTAR A PAR DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE E DOS PERIGOS A QUE ESTAMOS EXPOSTOS.
Saúde e paz a todos.
http://www.nemorj.com.br/
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:15 am

Pesquisando sobre sinalização vi algumas coisas interessantes vou listar abaixo se os amigos tiverem curiosidade de dar uma olhada.

Sistema da Marinha protege barragens e evita acidentes causados por imprudência

Segurança da navegação marítima: sistemas de comunicação e sinalização náutica

curso de sinalização náutica da Escuela de Graduados en Ingeniería Portuaria, da Facultad de Ingeniería/Universidad de Buenos Aires

Olhando isso tudo, só posso pensar numa coisa, será que essa tragédia poderia ter sido evitada? Podemos evitar que outras aconteçam?
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:21 am

mikenelson escreveu:
...Enfim, um salva vidas teria ajudado, sim, mas...

Não podemos ainda saber com certeza o que houve, mas se o caso foi dos companheiros ficarem a deriva, talvez com coletes, e com muita sorte e proteção divina, teriam conseguido se jogar na água e se afastar alguns metros, coisa que sem colete e a deriva num barco seria impossível até tentar remar com as mãos como já vi em alguns vídeos pessoas fazendo sobre o caiaque quando perdem o remo.

Que Deus proteja à todos em nossas pescarias, e que nós facilitemos o trabalho dele observando a segurança.
juquiri

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:32 am

Citação :
José, o primeiro HT parece ser um VHF o segundo é um genérico do Talkabout. Ambos tem um alcance de 8 a 10 km , se houverem obstáculos entre as antenas o alcance é prejudicado, sendo que o vhf é mais caro, mais dificil de usar e necessita de documentação para usar, o talkabout é mais barato, mais facil de usar e de comprar e não necessita de documentação.
Radios são uteis para comunicação entre pessoas de um mesmo grupo que estejam mais ou menos na mesma proximidade, já para pedir socorro em caso de emergencia prefira o celular.
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:35 am

juquiri escreveu:
Citação :
José, o primeiro HT parece ser um VHF o segundo é um genérico do Talkabout. Ambos tem um alcance de 8 a 10 km , se houverem obstáculos entre as antenas o alcance é prejudicado, sendo que o vhf é mais caro, mais dificil de usar e necessita de documentação para usar, o talkabout é mais barato, mais facil de usar e de comprar e não necessita de documentação.
Radios são uteis para comunicação entre pessoas de um mesmo grupo que estejam mais ou menos na mesma proximidade, já para pedir socorro em caso de emergencia prefira o celular.

Obrigado pelas dicas tirou minha dúvida, então se conseguir comprar um desses será um talkabout que é mais barato e servirá para comunicação entre o grupo mesmo.
Sim o celular é importante, sempre levo comigo.
mikenelson

Rank:
Rank:

Caiaque:: Sea Cross II

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 10:55 am

josehenriquebr escreveu:
mikenelson escreveu:
...Enfim, um salva vidas teria ajudado, sim, mas...

Não podemos ainda saber com certeza o que houve, mas se o caso foi dos companheiros ficarem a deriva, talvez com coletes, e com muita sorte e proteção divina, teriam conseguido se jogar na água e se afastar alguns metros, coisa que sem colete e a deriva num barco seria impossível até tentar remar com as mãos como já vi em alguns vídeos pessoas fazendo sobre o caiaque quando perdem o remo.

Que Deus proteja à todos em nossas pescarias, e que nós facilitemos o trabalho dele observando a segurança.

É isso aí, José Henrique.
Houve um dia em que as condições do mar estavam complicadas e eu e minha mulher no caiaque tínhamos que atravessar um canal. Marolas, vento forte e correnteza. Eu, com roupa de mergulho, pensei, tirei o cinto de lastro, coloquei as nadadeiras e utilizei-as como se fossem um motor de popa. Resultado perfeito, muito melhor que se estivesse remando, claro, isto durante um percurso relativamente pequeno, e à toda velocidade. À título de emergência, resolve sim. Tem que ter perna e pulmão para aguentar a batida...
Agora, com devido respeito à todas as crenças, porque também tenho a minha e não abro mão da "Proteção Divina" Mas, a realidade é que não podemos nos resguardar somente nisto ou sempre pensando nisto. Temos, sim, é que ajudar a dita proteção, não nos esquecendo de respeitar nossos limites e sabermos dos perigos que estamos expostos e como prevenir para evitá-los ou diminuí-los.
Abração
Sergio
http://www.nemorj.com.br/
beto recife

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qui Jan 27, 2011 11:11 am

Falando em Jet e embarcações maiores fico receioso assim que um deles vem em minha direção ou passa perto. Quando isso acontece levanto sempre meu remo para ser avistado pois como sempre rola bebida nessas embarcações fico pensando se realmente eles estão me vendo. Levo também uma faca para uma emergência caso precise cortar a corda da âncora e ter que sair rapidamente do local para evitar uma colisão pois o tempo para puxar a âncora pode ser que não dê tempo.
Gravano pescador

Rank:
Rank:

Caiaque: Explorer fishing duplo

MensagemAssunto: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?    Qui Jan 27, 2011 11:16 am

josehenriquebr escreveu:
Senhores eu comprei um apito desses, foi bem baratinho numa Loja de R$1,99 aqui mesmo em São Paulo,ele tem uma bússula e um termômetro, é só o começo para se ter segurança, deixo ele amarrado no colete salva-vidas, que fiz questão de usar em todos os momentos que estreei o meu Hunter (primeira remada)

Pretendo assim que possível comprar uma Buzina dessas.
e mais um sinalizador desses.

A sirene e o sinalizador seriam os itens interessantes para levar numa pescaria, lógico para montar esse kit, ainda vou levar um tempo, até porque para tal tenho organizar e pensar como transportar isso com segurança dentro do caiaque, e de forma que fique à mão para emergências.

A idéia de um sinalizador sonoro é bem proveitosa em termos de segurança , concordo plenamente , principalmente em áreas de grande fluxo , como foi o caso do acidente em questão .
marcelo lanzara

Rank:
Rank:

Caiaque: barracuda + lontras + flying

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Sex Jan 28, 2011 11:01 am

Galera, tudo o que foi comentado aqui é importante, mas a verdade é que SEMPRE TEMOS QUE MANOBRAR, afinal, estamos numa casquinha de amendoim, como diz minha mulher. Numa situação de possível risco, MANOBRE antes de apitar, agitar bandeira e tudo mais..., já passei alguns sustos e o apinto é impossível do marinheiro de qualquer barco ouvir, a não ser velejando. Bandeira confunde muito conforme a incidência da luz. Portanto MANOBRE pra se safar antes de tudo. E tb evite sair em finais de semana para locais de movimentação de lanchas, principalmente final de tarde quando já tá todo mundo bebasso.
Alichi

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Sex Jan 28, 2011 11:39 am

Jose Henrique,

Eu utilizo um WalkTalk protegido com um envolucro plastico e o celular. É muito util e prático embora seu alcance não seja grande. A motorola informa um alcance de até 28 milhas, no caso do meu aparelho... isso em campo aberto, temperatura e humidade ideal, possição da lua favoravel e nenhum passaro entre os comunicadores...kkkkkkk

Levo preso no colete salva vidas, um apito, bússola e uma faca.
Fabio da Silva Ferreira

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Dom Jan 30, 2011 9:24 am

Bom dia amigos! como sabem sou novo no forum e esta é a primeira msg que posto aqui. E apesar de ser um grande admirador da pesca e tb da pesca com caiaque, ainda não tive coragem (tb ta faltando uma graninha extra que agora estou com outra prioridade, pois estou sem carro) pra comprar o meu (caiaque). mas não podia deixar de compartilhar com vcs que um destes pescadores era meu primo, Eufrásio Bento da Silva Neto, rapaz super gente boa, trabalhador e como se fosse quase impossível aumentar tanta dor e sofrimento tudo isso aconteceu justamente quando meu primo depois de trabalhar tanto, estava no seu período de férias. combinou a pescaria com um amigo de infancia que acabara de comprar um pequeno barco (acho que no máximo pra três pessoas) e aconteceu tudo isso que vcs ouviram noticiar no início da semana. estou triste pelo ocorrido, uma tragédia realmente, mas tb muito satisfeito por ver como o assunto está sendo tratado com seriedade por vcs aqui do forum, pelas dicas de segurança, experiencia dos amigos e do espírito de companheirismo de todos aqui. Bom gente, infelizmente quiz o destino que minha primeira msg postada no forum fosse esta. gostaria muito que tivesse sido algo sobre meu primeiro caiaque ou minha primeira caída, coisas do tipo...mas fazer o quê!? Bom domingo a todos e vamos ficar atentos aos itens de segurança, seja onde for, seja no caiaque, no carro... espero quem sabe nas próximas msg postar coisas agradáveis e compartilhar com todos aqui. fiquem com Deus!
Fábio_RJ

Moderador
Moderador

Caiaque: Hobie - Mirage Outback

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Dom Jan 30, 2011 11:19 am

Xará.. meus sentimentos a todos os seus !! ... forte abraço!

Galera outra coisa que foi "cogitado" pela imprensa.. seria a possibilidade deles estarem "ancorados" e numa situação de risco eminente de abalroamento, não ter havido tempo de recolher a âncora e manobrar a embarcação.

Ou seja, fica a dica!!.. o cabo da âncora deve estar sempre de fácil acesso e desengate.
josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Dom Jan 30, 2011 3:40 pm

Fábio , meus pêsames, fiquei muito triste quando ouvi a notícia, fiquei imaginando, que justamente quem sai para pescar está "fugindo" dos problemas da vida e curtindo a natureza os bons momentos da vida, e infelizmente acontece uma fatalidade dessas. Só posso pedir que transmita nossos sentimentos aos familiares e se servir de consolo, que eles saibam que essa fatalidade talvez ajude a outros companheiros de pesca a ter sempre momentos de alegria a retornarem para suas famílias com toda segurança possível.

Espero que seus próximos posts, sejam relatos onde estejam em pauta somente a alegria e os bons momentos junto à natureza.

abs...

josehenriquebr

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Dom Jan 30, 2011 3:49 pm

beto recife escreveu:
Falando em Jet e embarcações maiores fico receioso assim que um deles vem em minha direção ou passa perto. Quando isso acontece levanto sempre meu remo para ser avistado pois como sempre rola bebida nessas embarcações fico pensando se realmente eles estão me vendo. Levo também uma faca para uma emergência caso precise cortar a corda da âncora e ter que sair rapidamente do local para evitar uma colisão pois o tempo para puxar a âncora pode ser que não dê tempo.

Beto, eu também tenho sempre uma faca à mão, mas para aqueles que não querem fazer uso de uma, eu posso sugerir que seja utilizado um nó de fácil soltura, um nó rápido.

Exemplos:

Paulo Lobianco

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Dom Jan 30, 2011 8:06 pm

Coincidentemente estava conversando hoje pela manhã com o Alexandre Farias sobre esse trágico episódio. A nossa opinião está resumida em uma única palavra colocada magistralmente pelo Marcelo Lanzara, MANOBRE. Se houver qualquer sentimento de perigo, MANOBRE. Não tem apito, sirene, corneta que irá mudar aquele quadro. Depois faça o que quiser. Sabemos que às vezes é impossível uma atitude tão rápida até porque estamos preocupados com nossos equipamentos, âncora, varas de pesca, mas devemos nos preocupar é com nossa vida.
Rigo

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Seg Jan 09, 2012 9:10 pm

Obrigado JoseHenriquebr, vou utilizar esse nó daqui por diante.

Um grande abraço
Mauro sapo

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Seg Jan 09, 2012 9:42 pm

É isto ai muito triste quando um irmão de pescarias se vai, ainda mais desta forma trágica, mas entrar na água sem segurança não esta com nada, 90% dos que morrem na água é por que sabem nadar 10% não sabem mas são irresponsáveis, vale a pena sempre lembrar que a vida não tem preço pois é uma dadiva de DEUS, então vamos aproveita-la com sabedoria e sempre valorizando a vida.
Rigo

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Seg Jan 09, 2012 10:43 pm

Ola, Leo, como vai?
Pode me informar onde comprou a aste e a bandeira.

Obrigado
enaldo

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Trine

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 10, 2012 2:54 pm

Olá,

Achei fundamental o que esta sendo considerado aqui, pois um simples item de segurança pode custar/salvar uma vida.

Lamento pela perda do nosso amigo Fábio... Que Deus lhes dê serenidade neste momento difícil...

Minha sugestão é propor um conjunto de boas práticas, quem sabe uma espécie de guia de segurança que inclua sugestões dos mais entendidos do assunto.

Algumas ideias que achei muito interessantes.
- Uso de bandeira, quem saber criar ou adotar uma padrão.
- itens para usar junto com o colete.

Tem tanta gente com experiencia que poderia contribuir muito, acredito que todos ganhariam e poderia se tornar fixo no fórum.

Fica a idéia...

Abraço.

Enaldo leite
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 10, 2012 3:39 pm

Nunca é demais, persistir no aviso.

O MAIOR E MAIS IMPORTANTE ITEM DE SEGURANÇA, É A INFORMAÇÃO!

FAÇAM CURSO DE ARRAIS AMADOR.

A IGNORÂNCIA PODE MATAR.

timbo

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda
Caiaque: barracuda

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 10, 2012 9:46 pm

Pessoal,
Mais uma vez eu toco no assunto, em Santos onde pesco tem um grande movimento de barcos, navios, iates, jetski, etc,..., eu tenho uma vara telescópica pequena adaptada em minha cesta, na popa, com uma bandeira amarela na ponta, pois recolho qdo quero, e levo também uma buzina de ar comprimido, estas de torcidas (são leves), isso já me livrou de um acidente, uma vez, pois o barco de pesca pequeno estava com o leme amarrado e o pescador...., separando o camarão, isso na entrada do canal, se não fosse a buzina, ele teria passado por cima, tanto que levou duas boias de espada que havia armado, pois espava ancorado em um local que não era rota de barco,

Agora, existe o pessoal que pratica canoagem, com canos havaianas, e as vezes qdo fico pescando espada de noite, e somente percebo as canos, porque estou atento a boia, caso contrário é imperceptivel, se vê soment eum vulto, infelizmente tenho a convicção que a marinha somente irá tomar atitude qdo ocorrer um acidente.

Porém não devemos delegar a nossa segurança somente a terceiros, temos que fazer nossa parte, segurança é primordial, e nessa época é mais perigoso, pois as vezes falta bom senso, não é raro passar enormes iates em velocidade acima do permitido somente para se exibir, para fazer a marola de arrastro, o caiaque não tem problema (parece um touro mecanico), mas já ví vários barcos de aluminio ficar no sufoco.

Enfim, verão, sol, cerveja e falta de bom senso que indepnde de classe social, ou intelectual, no caiaque , estamos nonível d'agua, e as embarcações qdo aceleram levantam a proa, ficando dificel visibilidade.

outra dica qdo se vaia pescar é ter sempres dois ou tres pontos de referencia, pois as vezes, com a atenção focada na pescaria, não percebemos o deslocamendo, isso não parece mas pode ser perigoso.

Desculpe pelo longo texto, mas remo dos 17 anos no mar, hoje tenho 50, já ví muitas coisas que poderiam ser evitadas.

Uma coisa é certa, nada substitui o prazer de remar e pescar em caiaque. (com segurança)

Um feliz 2012 a todos!!!!!!!!!!!!!

Paulo Lobianco

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 10, 2012 10:05 pm

Saindo um pouco do assunto e observando os nós aqui retratados em vídeo percebemos serem além de um excelentes "amigos" em ocasiões de necessidade rápida de deslocamento, também excelentes para manobrar o caiaque quando estamos com um peixão na ponta da linha e precisamos acompanhar a fera. É soltar a âncora, que deve ter uma bóia junto ao enrolador de corda, e deixar o bitelo arrastar o caiaque até cansar. the_fishstory

Última edição por Paulo Lobianco em Qua Jan 11, 2012 9:37 am, editado 1 vez(es)
Gaeta

Rank:
Rank:

Caiaque: Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 11, 2012 9:56 am

Todo cuidado é pouco tenho varias experiencias no mar comigo, mas relato o que aconteceu comigo e serve para os amigos caiaqueiros..abaixo o link

http://www.caiaquebrasil.net/t1097-apito-no-colete-salva-vidas?highlight=apito
http://www.hotelgaeta.com.br
OCRAUDIO

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 18, 2012 9:44 pm

Olá senhores, concordo com todas as posições colocadas sobre equipamentos de segurança e sinalização, mais nada adiatam se não temos conhecimentos basicos das regras de navegação. È como dirigir sem saber as regras de transito. Eu já passei por uma situação no Rio Guaporé que se não conhecesse um pouco destas regras hoje provavelmente não estaria aqui para recomendar a todos que estudem um pouco destas regras e procedimentos. Segue abaixo alguma delas.
Um forte abraço a todos

RIPEAM

1) O RIPEAM tem por finalidade evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação luzes e marcas e, ainda, sinais sonoros.

2) Na situação de roda a roda, ou seja as embarcações proa com proa, as duas guinam para boreste.

3) Na situação de rumos cruzados, tem preferência de passagem a embarcação que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde.

4) No caso de uma embarcação alcançando a outra, tem preferência de passagem a que está com maior velocidade, alcançadora, que deverá manobrar para passar pela outra, à frente.

5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados. Tendo preferência de passagem, o veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que apesar da lancha ter errado por não manobrar, para evitar o acidente, o veleiro não pode ser isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para evitar a colisão, caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.

6) Toda manobra deverá ser feita de forma franca e positiva, com ampla antecedência, demonstrando à outra embarcação, que houve alteração de movimento.

7) No caso de um rio onde duas lanchas de esporte e recreio navegam em rumos opostos, a embarcação que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem de boreste, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência.

Cool Em canais estreitos as embarcações devem navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar o risco de colisão.

9) Num canal ou rio, principalmente estreitos, a embarcação maior tem preferência em relação à miúda.

10) A velocidade de segurança é velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura e, quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas às margens dos rios e canais, devemos diminuir a velocidade.

11) Uma embarcação à vela tem preferência de manobra em relação a uma embarcação a motor.

12) As luzes de navegação mais comuns, em embarcação de esporte e recreio são uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas.

13) Os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda sinos, são utilizados nas situações de manobra, advertência e em baixa visibilidade.

14) Um apito curto significa que estou guinando para boreste.

15) Dois apitos curtos significam que estou guinando para bombordo.

16) Três apitos curtos significam que estou dando "máquinas atrás".

17) Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam que estou ultrapassando por bombordo.

18) Dois apitos longos seguidos de um curto significam que estou ultrapassando por boreste.

19) Cinco apitos curtos ou mais significam que não entendi suas intenções de manobra.

20) Um apito longo de dois em dois minutos significam que existe embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita.

21) Dois apitos longos de dois em dois minutos significam que existe embarcação parada, em visibilidade restrita.

22) Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à embarcação à vela, à embarcação com capacidade de manobra restrita e à embarcação engajada na pesca.

23) Embarcação fundeada deverá exibir uma luz branca onde melhor possa ser vista.

24) Embarcação com reboque de menos 200 metros de comprimento deverá exibir duas luzes branca no mastro.

25) Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir três luzes brancas no mastro.

26) Embarcação de grande porte que carrega cargas perigosas deverá exibir, à noite, uma luz encarnada (vermelha) no alto do mastro.

27) Durante o dia, uma embarcação fundeada deverá exibir um balão preto no mastro.

28) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde a visibilidade é prejudicada, devemos dar um apito longo para chamar atenção.

29) O apito curto tem a duração de aproximadamente 1 segundo.

30) O apito longo tem a duração de 4 a 6 segundos.

31) A forma mais correta de cruzar uma embarcação com outra embarcação vindo em sentido contrário é bombordo com bombordo.

32) As luzes de navegação não, deverão ser usadas quando a embarcação estiver atracada no cais.

33) Na ausência de apito, a embarcação poderá utilizar buzina ou sino para sinalizar as suas intenções.

34) As embarcações de esporte e recreio, sem propulsão a motor, com menor de 5 metros de comprimento estão dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua.

35) Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto não constitui sinal de perigo.

36) Uma luz intermitente amarela cruzando o canal, à noite, poderá ser uma embarcação desenvolvendo grande velocidade ao navegar.

37) Uma embarcação de esporte e recreio deverá evitar cruzar uma via de tráfego, tanto quanto possível, porém, se for necessário tal manobra, deverá fazer de forma a cruzar perpendicularmente a via de tráfego.

38) As luzes de bordos, de mastro e de alcançado são setorizadas para melhor identificar o movimento da embarcação, à noite.

39) O holofote pode ser utilizado em rios estreitos para, à noite, iluminar curvas.

Ernani Camargo

Rank:
Rank:

Caiaque:: Fun Board/Aconcágua
Caiaque: Aconcágua amarelo

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 18, 2012 10:18 pm

Bom galera, em dezembro de 2010 fui salvo pelo meu colete salva-vidas, e depois disso nunca mais remei sem ele, principalmente em locais com correnteza, em lagoa quando não estou longe das margens até deixo ele de lado, mas sempre próximo das mãos.
Galera temos que aproveitar a vida ao máximo, porém não podemos nos esuecer que a vida é uma só!
Um abraço á todos!
Nanim
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Qua Jan 18, 2012 11:06 pm

Peruko
Que tal colocar como tópico fixo o livro Navegar é Fácil ou O RIPEAM?
Aí ninguém vai poder dizer que não sabia, perguntar como é que faz, se tem alguma bandeira, e podería-se evitar muitos acidentes.

"A ignorância à Lei, não exime o cidadão do cumprimento da mesma"

Que tall?

Outra coisa muito útil:
Manual do escotismo - escoteiros do mar.
Roberto Reis

Rank:
Rank:

Caiaque:: Ainda não tenho
Caiaque: inflável nautika

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 31, 2012 5:18 pm

josehenriquebr escreveu:
Niko Pescador escreveu:

Que nos sirva de alerta.

Boa Niko, isso mesmo as idéias devem ser postas na mesa para que possamos ter e conhecer quais os recursos nos podem assegurar uma pescaria tranquila, uma corneta seria uma boa.
Eu pus uma apito pendurado no meu colete, desses que vendem em lojas de R$ 1,99, tem uma bússola e um termômetro junto com ele nas laterais, mas fiquei um pouco decepcionado e me serviu para um alerta, pois minha sobrinha pegou o caiaque para dar uma remada na praia, ela não se afastou muito e disse que apitou várias vezes para "testar" o efeito. E qual foi o nosso espanto, da praia, não se ouve nada, o som não chega na costa, foi um pouco frustrante, mas se com ele não conseguiu chamar a atenção sem o apito irá ser ainda pior, por isso ele ainda continua no colete, e a corneta como vc sugeriu talvez seja a solução para o sinal sonoro.

Será que algum companheiro tem idéia de como adaptar uma corneta ou que tipo daria efeito para se usar ou levar no caiaque?

Obrigado pela dica.

Olá Jose Henrique,
Talvez uma corneta de ar, comprada até mesmo em camelôs dê resultados, muito usadas em colação de grau de formaturas por alguns entusiasmados.

Abraços
Roberto Reis

Rank:
Rank:

Caiaque:: Ainda não tenho
Caiaque: inflável nautika

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Ter Jan 31, 2012 5:24 pm

Niko Pescador escreveu:
Eu estou querendo colocar uma sirene de alarme junto com uma lâmpada pra pesca noturna, já que vai ter bateria pra uma coisa derrepente serve pra outra, a caixa até arrumei pra bateria de moto, ainda não instalei e nem sei se vou, mas é uma idéia, a cornetinha da sirene é pequena e a bateria de moto tbm.

Oi Niko,

Não sei se vc conhece algumas luzes de led que utilizam muito em festas de 15 anos (formato de estrelinhas) para pendurar no pescoço. Aquilo pisca por muito tempo se não me engano são tres cores piscando, custa um real e cinquenta centavos, e pode ser preso com alfinete de fraldas no cucurute do boné, e chama atenção bem longe. as baterias aguentam muito porque as luzes são de LED. Para a noite de repente pode ser uma boa. Abraços.
GLAUCO BARRETO

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Sab Fev 04, 2012 1:21 pm

É TRISTE MAIS ESTAMOS SUJEITO A RISCOS, ESTAVA REMANDO PRÓXIMO A ENTRADA DE NAVIOS DE SANTOS, QUANDO FIQUEI ESPERANDO TRES NAVIOS PASSAREM, QUANDO PASSOU O SEGUNDO NAVIO FEZ UMA MAROLA ENORME E NÃO CONSEGUI CONTROLAR E VIREI, AI OLHEI O TERCEIRO NAVIO E ELE ESTAVA JÁ PROXIMO DE MIM E ELE NEM VIU, NESSA HORA SE NÃO MANTER A CALMA JÁ ERA, CONSEGUI DESVIRAR E CONSEGUI SUBIR NO CAIAQUE E SE NÃO FOSSE O COLETE TCHAU.....
Tuã Torres Sessa

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?   Sab Fev 04, 2012 1:54 pm

Eu costumo dizer que a prevenção é o melhor remédio, muita gente acha graça de levar colete, apito, celular. Minha mãe foi fundamental na escolha da cor do meu caiaque ela disse, QUAL É O MAIS CLARO, COMPRA O AMARELO , a véia sabe.

Acidente lamentável. o que podemos aprender com isso?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  ::  :: -