CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Novo Tópico   Responder ao tópicoCompartilhe | 

Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem   Qua Mar 02, 2011 3:04 pm

Minha relação com a comida começou quando fui morar sozinho. Ou eu fazia algo que prestasse ou eu morria de fome. Como à época dividia o apartamento com um amigo, um dia eu cozinhava e no outro dia ele. Aí já viu... Ainda que eu conseguisse engolir aquela angu, o amigo reclamava até não poder mais. Pior é quando as noivas iam para o ap e aí a reclamação era muito pior.

Com o tempo comecei a fazer umas gracinhas e com muito tempo comecei até a inventar pratos ( se é que isto é possível, eu não acredito) dai me especializei em descobrir receitas em restaurantes. Duas idas e eu saia com a comida devidamente escaneada e apto a reproduzi-la em escala industrial. Industrial pq a mulher quando gosta como todo o final de semana. Isto aconteceu com um risoto negro de lula que hoje eu não consigo nem olhar na frente... Enjoei do trem.. Mad

A diferença entre comer em restaurantes e em casa é que se no primeiro vc não lava a louça, no segundo vc come pouco (200g de camarão é um crime) então prefiro comer e beber em casa, sempre...

Esta eu descobri em cabo frio, numas férias. O restaurante -otimo- chamava Gaijin e eu descobri esta prática e sofisticada receita... Como bom bahiano eu cozinho com o olho, por tanto direi o que se usa e vcs vão testando.

Ingredientes:

- óleo de gergelim (se não tiver vai outro mesmo, mas é só um pouquinho pois ele tem sabor forte)
- Camarão (a quantidade que vc achar que deve ser boa e no tamanho que preferir)
- brócolis (esta quantidade deve acompanhar o camarão para dar cor ao prato e tb é o que faz a comida crescer)
- cogumelo (melhor shiitake desidratado, mas tá valendo qualquer um que seja fresco, não afrescalhado) tem um bahiano gaiato aqui no fórum e eu não vou dar espaço.. Aliás, como dizem na minha terra.. Lá ele!
- molho de ostra (este vc compra em loja de japonês ou delicatessen, se não tiver, não tem substituto)

a quantidade é a seguinte: se vc mora na praia mais camarão, se vc mora no centro, mais cogumelo, se tem horta fácil mais brócolis e se a sogra vai comer apenas 4 camarões e queimados. Sempre veja o prato com harmonia de cores. o verde quebra o cinza do prato e dá o encanto pela textura, não abuse dele. O cogumelo é o que realça o sabor do camarão e o camarão é a base... Na primeira vez nunca é perfeito..

Observações:

- Esta comida tem um segredo que não é exclusivo, mas vale à pena destacar. O camarão deve ser descascado e colocado de molho no molho pelo tempo que achar necessário. Eu uso uma garrafa de molho para 3~4kg de camarão.
- O brócolis, como todo vegetal deve ser colocado sempre ao final para manter a crocancia
- o cogumelo deve ser colocado de molho por mais tempo. uma noite ou um bom pedaço do dia tá de bom tamanho

Modo de fazer:

- pegue uma lata de cerveja bem gelada ou um vinho verde mais gelado ainda, pegue alguns camarões com casca - deveriam ser reservados antes - e frite-os com alho e sal... mate a fome e comece os trabalhos, cozinhar com fome é indicativo de comida ruim...

- escorra os cogumelos, esprema-os e corte-os fininhos em tiras reserve
- coloque um pouco de óleo de gergelim na panela ( só existe uma panela no mundo WOKI, o resto é para fritar ovo) e quando tiver quente acrescente o cogumelo e sal ou shoyu. Quando estiver no ponto apague o fogo.
- escorra o camarão do molho de ostra e coloque o molho do cogumelo e deixe cozinhar por um tempo
- retire o cogumelo, deixe apenas o molho na panela e jogue o brocolis apenas para melar com o molho (1~2min), retire
- Acrescente o camarão e o cogumelo deixe-os cozinhar, mexendo sempre. quando o camarão estiver quase no ponto, coloque o brocolis...
- arrume o prato e sirva

Tem o arroz mas coloco depois pq ainda estou lendo os posts de tunagem de rack e caiaque e relatos, enfim, fazendo a obrigação de novato... Ah! tem um molho tailandes que é show e acompanha o prato

Alexandre
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem   Qua Mar 02, 2011 5:31 pm

AlexandreRios escreveu:
...
- ... ( só existe uma panela no mundo WOKI, o resto é para fritar ovo) ...

Alexandre

Será que Disco de arado serve?

Já pensei em usar o meu para fazer uma Paella, só me falta uma tampa.
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem   Qua Mar 02, 2011 5:55 pm

O problema de ser novato é que a gente chega devagar e o veterano chega chutando a canela... Rapaz... Esta panela de arado é a melhor coisa do mundo.. Eu nunca achei para comprar aqui, mas ela é muito melhor que a woki pq não acumula água. Para fazer aquele filé "selado", para colocar mais carne e não amolecer os vegetais esta é "A" panela... Para paella eu não saberia te dizer o comportamento dela sem a tampa, mas não acredito que seja coisa de outro mundo fazer uma tampa não. às veiz até adaptando de outra da patroa sirva...

Pella para mim tem que ser aquela de coelho, valenciana, acho...

Alexandre
Alejandro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem   Qui Mar 03, 2011 9:31 am

AlexandreRios escreveu:
O problema de ser novato é que a gente chega devagar e o veterano chega chutando a canela... Rapaz... Esta panela de arado é a melhor coisa do mundo.. Eu nunca achei para comprar aqui, mas ela é muito melhor que a woki pq não acumula água. Para fazer aquele filé "selado", para colocar mais carne e não amolecer os vegetais esta é "A" panela... Para paella eu não saberia te dizer o comportamento dela sem a tampa, mas não acredito que seja coisa de outro mundo fazer uma tampa não. às veiz até adaptando de outra da patroa sirva...

Pella para mim tem que ser aquela de coelho, valenciana, acho...

Alexandre

Sou VETERANO (como dizem em meu país) só de idade, jejejejeje

Ainda me considero novato no fórum CB.
josehenriquebr

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem   Qui Mar 03, 2011 9:49 am

Alejandro escreveu:
AlexandreRios escreveu:
...
- ... ( só existe uma panela no mundo WOKI, o resto é para fritar ovo) ...

Alexandre

Será que Disco de arado serve?

Já pensei em usar o meu para fazer uma Paella, só me falta uma tampa.

Essa é a melhor que tem !!

Eu tenho uma que foi feita com um disco velho de arado. E a melhor coisa para se usar quando preciso de tampa, uso uma forma de pizza por cima.
abs..

Camarão ao molho de ostras com arroz selvagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  :: -
Novo Tópico   Responder ao tópico