CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Novo Tópico   Responder ao tópicoCompartilhe | 

CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mikenelson

Rank:
Rank:

Caiaque:: Sea Cross II

MensagemAssunto: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Fev 04, 2010 1:26 pm

Esta é uma proposta para aqueles que desejam ou já adaptaram um motor no seu caiaque. Destinado a desenvolver, debater e otimizar seu uso e afins
http://www.nemorj.com.br/
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Dom Fev 21, 2010 1:50 pm

eu queria colocar um 250 jhonson. será que dá?
http://www.alphaserver.com.br
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Fev 22, 2010 8:50 am

captain
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Fev 22, 2010 9:28 am

Mikenelson, brincadeiras a parte,

Esse motor que voce esta utilizando é eletrico ou a gasolina? vi que colocou boias para ajudar a flutuação, pois acredito que o peso deve ser demasiado.
http://www.alphaserver.com.br
Guilherme de Recife

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Fev 22, 2010 9:47 am

cara, eu tenho um orca (da lontras) e tenho muita vontade de botar um motor, mas nao sei direito como.
acho que seria melhor um motor eletrico
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Fev 24, 2010 6:37 pm

Guilherme de Recife escreveu:
cara, eu tenho um orca (da lontras) e tenho muita vontade de botar um motor, mas nao sei direito como.
acho que seria melhor um motor eletrico
Veja bem, amigo Guilherme.
Isso vai de seu bolso à sua necessidade. Um motor à gasolina custa em torno de 1200 a 2500 reais. Durabilidade: a vida toda, se tiver manutenção adequada. Rendimento o melhor possível. Peso 12 kilos. Autonomia de combustível de uma e meia a duas horas. Enfrenta qualquer tempo, qualquer mar, qualquer condição. Já o elétrico considero mais uma encrenca cara e sem o devido custo/benefício.
Eu aprovei o meu e estou muito contente. Quanto ao suporte de popa para o Orca, há que se projetar e construir um.
Abraços
Sergio captain
Marcio Mion

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Fev 24, 2010 9:03 pm

Qual é a velocidade????, Faz muito barulho???, qual a potencia do motor??? qual a capacidade de combustuvel????
Abçs
Marcio Mion
http://mhmion@terra.com.br
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Mar 01, 2010 12:20 pm

Marcio Mion escreveu:
Qual é a velocidade????, Faz muito barulho???, qual a potencia do motor??? qual a capacidade de combustuvel????
Abçs
Marcio Mion

Vamos lá, grande Marcio:
velocidade: cruzeiro entre 5 a 10 nós
Ruído: Depende. Pra mim, pelo menos, é música. Faz muito pouco barulho.
Potência: 3.3 hp - menos que isso não vale a pena, pois o preço é praticamente o mesmo. Mais que isso é excesso sem utilidade.
Combustível: 1,5 L
Autonomia: entre 90 a 120 minutos com um tanque.
Peso do motor: 14 kg com combustível
Preço do motor: varia de usado, em bom estado, a partir de 1.000 reais até um novo por 2.400 reais.
Custo da adaptação: em torno de cem reais, se tanto.
Resultado: OOOOOTIMO!!!
OBS. ACONSELHÁVEL, SOMENTE EM EMBARCAÇÕES DE DOIS LUGARES OU COM CAPACIDADE DE CARGA ACIMA DE 120 KG, EM TORNO DE 12 PÉS, DE COMPRIMENTO.

Abraços e mande mais perguntas.
Sergio captain
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Mar 01, 2010 12:26 pm

alphaserver escreveu:

Esse motor que voce esta utilizando é eletrico ou a gasolina? vi que colocou boias para ajudar a flutuação, pois acredito que o peso deve ser demasiado.
Oi, Alpha
Desculpe não ter te respondido antes. Não tinha visto a sua pergunta.
O motor é à gasolina, dois tempos, pré-mistura. O macarrão que coloquei na popa foi uma experiência para equilibrar melhor o conjunto, uma vez que, sózinho, o peso fica mais concentrado à ré mas, na prática, não deu muita diferença e já retirei. O peso não é demasiado não. Pelo contrário.
Abraços
Sergio captain
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Mar 01, 2010 12:27 pm

alphaserver escreveu:

Oi, Alpha
Desculpe não ter te respondido antes. Não tinha visto a sua pergunta.
O motor é à gasolina, dois tempos, pré-mistura. O macarrão que coloquei na popa foi uma experiência para equilibrar melhor o conjunto, uma vez que, sózinho, o peso fica mais concentrado à ré mas, na prática, não deu muita diferença e já retirei. O peso não é demasiado não. Pelo contrário.
Abraços
Sergio captain
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Seg Mar 22, 2010 7:38 pm

mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Jun 01, 2010 3:46 pm

alphaserver escreveu:

Pessoal.
Quem quiser dar uma olhada, este vídeo é do meu amigo e aluno que me vendeu o motor e o caiaque. Este arranjo do espelho de popa foi feito por ele. O vídeo dá uma idéia do desempenho e performance da embarcação, COM DUAS PESSOAS.
Enquanto o meu vídeo não vai à publico...
Abraços a todos.
Sergio

http://www.youtube.com/watch?v=L-woyoUxILY
Gustavo Peruko

Administrador
Administrador

Caiaque: Hobie Pro Angler 14

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 02, 2010 12:08 am

Puxa!!! Muito boa a velocidade!!
No vídeo me deu a impressão de fazer menos barulho do que eu imaginava!!!
É no teu caiaqe que eles estão Mike???

Abraço!!!
http://caiaquebrasil.blogspot.com
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jun 03, 2010 11:22 am

Fala Gustavo!
Pois é rpaz, só vendo pra crer. A maioria não sabe o que é bom. Este caiaque do vídeo é exatamente o meu, só que hoje, o arranjo do espelho do suporte do motor é bem melhor e mais adequado, produzindo um resultado ainda melhor que o do vídeo. Ainda não postei um vídeo meu, porque desde que comprei a caixa estanque p minha máquina ainda não fui pra agua com o caiaque e a câmera.
Mas, logo que houver oportunidade, mostro pro pessoal
Abraço
Sergio
fojó

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 23, 2010 7:17 pm

sergio faz logo esse video e mostra como ficou. e aproveita mostra os bichoes que vc anda pegando por ae.

vamos la, se caso o caiaque virar. ja era motor e caiaque.
fojó

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 23, 2010 7:23 pm

to pensando em comprar um pra mim. mais nunca andei de caiaque. vou comprar um para poder visitar a contutuba e regioes pois aqui ta bravo de peixe rsrsrs la no aeroporto quase me prenderam, na pv não sai nada, na urca é que tenho tirado uma coisa ou outra, mais tem muito tempo que nao caiu ali, e melhor opçao pra mim e ultimo mergulho que dei foi em cabo frio atras do forte e janeiro.
peguei um badejo bonito, uma salema de 1,200 kl, e muita piaba. sei se é piaba o nome nao mais é aquele que parece um carapicu maior e mais redondinho, rsrsrsrs depois disso nao voltei ainda na agua.
Delgado

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 23, 2010 7:48 pm

Marcio Mion escreveu:
Abçs
Marcio Mion

Sou aeromodelista, construo e piloto exclusivamente modelos elétricos, nada de aeromodelo convertido, tem que nascer exclusivo para elétrico ou sem motor algum para vôo a vela.
Posso garantir que isso gera discussões quentes e sem sentido..... mas gostaria de expor o que vivenciei neste hobby no últimos 8 anos.....

De um lado:

Os "VEIOS", tem paixão pelo cheiro da gasolina, quanto mais fumaça, barulho (pq veio se ofende com a palavra "barulho", preferem ""ronco"") e fedorento, e "ajunta" tudo isso que eles alcançam orgasmos múltiplos, não vão aceitar que for contrário....

Vai explicar como é usar um multimetro, tem que lembrar de minimo de todas as aulas de física do 2º grau e fazer conta .....

Do outro lado:

Os "Nerds" defensores do High-End Technology, pode ter certeza que é maioria que frequenta fórum.... normalmente formados nas áreas de exatas, não vão aceitar o outro lado da força por pura birra....

nunca ouviram falar em carburador, ficar mexendo em trezentos parafusos até acertar o ponto do motor no ouvido, é coisa de maluco.... sujar mão com algo tóxico (gasolina) !!! tah maluco isso da câncer!!!!

No começo do aeromodelismo elétrico foi a mesma coisa que tenho visto nos foruns de pesca, falaram que o motor elétrico era fraco, caro e consumia muito.
Depois alguns prof pardais começaram adaptar algumas coisas, o motor evoluiu muito, utilizaram imãs muito mais fortes, as baterias foram modificadas de Ni-CD para Li-Fe, as cargas das baterias que duravam 14 a 20 horas passaram a durar 12 minutos, sem efeito de memória e com garantia de 500 ciclos.

E até hoje o outro lado da força, ainda que viciado pelo cheiro da gasolina não aceita que o mundo está evoluindo, pode até ser que hoje não esteja tão favorável para os elétricos, mas é questão de tempo e podem apostar que os elétricos vão triunfar.... Ahhh é claro !!! até que outra tecnologia seja desenvolvida.

Em 5 anos os eletricos sairam do estigma do patinho feio, para disputar lado a lado os campeonatos com Giants a gasolina. Aqui está parecendo a mesma coisa.

Resumindo,

tecnologia vem outra vai e sempre vai dar discussão, mas a real questão nunca será esta!!! é estado de espirito, ex:

Vai tentar explicar para algum pescador que nunca usou artificial o que é pescar com Fly
Vai explicar para quem gosta do cheiro da gasolina o que é navegar a vela

Sempre haverá propósitos de vidas diferentes. Eu não optei pelo caiaque para ficar com maquina de fazer barulho e fumaça nas minhas costas..... se eu precisasse de um veículo com maior capacidade de carga e velocidade, teria optado por um barco.

Agora para não sair tanto do assunto, ficou legal a montagem e adoro ver estas montagens e gente pensando nelas, mas na minha modesta opnião não combina para meu uso.

Eu sou um pouco chato, porque falo o que penso, as vezes até fico até triste quando deixo alguém magoado com essa minha sinceridade, não é por mal, é vontade de contribuir apenas de um jeito meio estabanado...
http://anzolcego.blogspot.com/
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 23, 2010 10:56 pm

Caro Delgado
Respeito totalmente o espírito e a filosofia do conteúdo postado, pois partilhamos da mesma maneira de ser, creio pelo menos parecidos no quesito sinceridade e autenticidade. Dou muito valor a isto.
O fato é que considero o motor elétrico uma ferramenta adequada para determinados objetivos com determinadas condições de embarcação e navegação. No meu cotidiano, no mar, para a minha atividade, para meus objetivos, um motor elétrico se revela insuficiente, fraco e oneroso. Ponderei e calculei detalhadamente os pros e contras, dentro do meu conhecimento, e optei, neste caso, pelo motor a gasolina como sendo a melhor opção. Quanto ao nível de ruído, é irrelevante, um pouquinho mais do que o elétrico, e o nível de poluicão, muito pequeno, utilizando óleo de ultima geração. Manutenção barata, pequena, investimento pequeno em relação à durabilidade e rendimento do material, enfim. Uma excelente composição. Resta ver, provar e apreciaria imensamente a sua valorosa crítica, APÓS ISTO.
Respeitosos e cordiais abraços
Sergio Fiorito
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 23, 2010 10:57 pm

Meu querido aluno Fojó

http://www.youtube.com/watch?v=L-woyoUxILY
enjoy
Delgado

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jun 24, 2010 6:20 am

mikenelson escreveu:
Caro Delgado
Respeito totalmente o espírito e a filosofia do conteúdo postado, pois partilhamos da mesma maneira de ser, creio pelo menos parecidos no quesito sinceridade e autenticidade. Dou muito valor a isto.
O fato é que considero o motor elétrico uma ferramenta adequada para determinados objetivos com determinadas condições de embarcação e navegação. No meu cotidiano, no mar, para a minha atividade, para meus objetivos, um motor elétrico se revela insuficiente, fraco e oneroso. Ponderei e calculei detalhadamente os pros e contras, dentro do meu conhecimento, e optei, neste caso, pelo motor a gasolina como sendo a melhor opção. Quanto ao nível de ruído, é irrelevante, um pouquinho mais do que o elétrico, e o nível de poluicão, muito pequeno, utilizando óleo de ultima geração. Manutenção barata, pequena, investimento pequeno em relação à durabilidade e rendimento do material, enfim. Uma excelente composição. Resta ver, provar e apreciaria imensamente a sua valorosa crítica, APÓS ISTO.
Respeitosos e cordiais abraços
Sergio Fiorito

eu como digito muito rápido (vomitando idéias) e não volto para arrumar o texto, peço desculpas se passei uma impressão errada, concordo com voce que comparação possa dar vantagem para o motor a combustão, minha opnião é que em alguns anos os elétricos vão melhorar e muito rápido, vivenciei isso em menos de um década no aeromodelismo.
Hoje já temos aviões comerciais para duas pessoas (não são prototipos) com motores eletricos.

na verdade até acho muito improdutivo estas comparações, não levam a nada, conseguimos evoluir e aprender muito mais com seu projeto do que a discussão combustão x elétrico.

http://anzolcego.blogspot.com/
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jun 24, 2010 11:54 am

Quando falamos em motorizar o caiaque, acho que vale sim a pena comparar o motor elétrico e o motor a gasolina.

Eu "torei" um caiaque para instalar um motor elétrico, ficou show, mas no final das contas, as contas estavam erradas, a autonomia do caiaque não era suficiente para meu perfil de uso. Hoje estou adaptando um motor a gasolina que nos primeiros ensaios foi suficiente para a autonomia e para minha finalidade de uso.

Já apoiei o uso de elétricos no caiaque, hoje se alguém me pergunta recomendo o motor a gasolina.

O elétrico é bom para usar em pequenos percursos, mas aí vc vai na boa com o remo mesmo.

Esta é minha opinião.

Um abraço e boas aceleradas (seja no motor elétrico ou no motor a gasolina)
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jun 24, 2010 8:31 pm

Bacana, Delgado.
Bacana, Winsley.
Isso aí.
Navegar é preciso.
valdécio

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jun 30, 2010 10:09 pm

Com o motor a gasolina, não teriam problemas caso o caiaque vire?
Marcelo_90

Rank:
Rank:

Caiaque: Barracuda e Orca

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jul 01, 2010 11:18 am

Uma questão que gostaria de saber é quanto a necessidade de Arrais, caso se instale motor a gasolina no caiaque. Aliás, até para motores elétricos eu fico em dúvida.

São muitas informações desencontradas. E essa dúvida tbm contribuiu para que eu parasse de utilizar motor elétrico, além da autonomia do mesmo. Como eu pesco ali na Hidrovia Tietê-Paraná, se a marinha aparecer e fiscalizar, pode ser que minha Carteirinha de Pesca Amadora B não seja o suficiente, sei lá.

abç
Gustavo Peruko

Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Jul 01, 2010 1:53 pm

Marcelo, segundo a NORMAM 03 que é a legislação que regula nossa atividade diz que a embarcação com propulsão deverá ser registrada e o condutor deverá ter habilitação. Reproduzo abaixo os trechos que onde está indicado isto:

"0202 - OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO E/OU REGISTRO
As embarcações brasileiras de esporte e/ou recreio estão sujeitas à inscrição nas CP/DL/AG, devendo, por exigência legal, serem registradas no Tribunal Marítimo (TM) sempre que sua Arqueação Bruta exceder a 100.
Para embarcações miúdas a inscrição será simplificada, de acordo com a alínea c) do item 0205. Estão dispensados de inscrição as embarcações miúdas sem propulsão e os dispositivos flutuantes destinados a serem rebocados, do tipo “banana boat”, com até 10 (dez) metros de comprimento."

"0505 - DISPENSA DA HABILITAÇÃO
O condutor de dispositivo flutuante, e outras embarcações miúdas sem propulsão, utilizados para recreio ou prática de esporte, estão dispensados da habilitação."

Logo entende-se que para as embarcações com propulsão deverão ser registradas e seu condutor deverá possuir habilitação, e como não se faz distinção do tipo de propulsão entendo que a rigor, até caiaques com motores elétricos se enquadrariam neste caso.

"Embarcação Miúda - Para aplicação dessa Norma são consideradas embarcações
miúdas aquelas:
a) Com comprimento inferior ou igual a cinco (5) metros; ou
b) Com comprimento superior a cinco (5) metros que apresentem as seguintes características:
convés aberto, convés fechado mas sem cabine habitável e sem propulsão
mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30 HP.
Considera-se cabine habitável aquela que possui condições de habitabilidade.
É vedada às embarcações miúdas a navegação em mar aberto, exceto as
embarcações de socorro."

Abraço!!!!
Marcelo_90

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Jul 02, 2010 4:44 pm

Agradeço pela ajuda Gustavo. Sempre muito prestativo.

Vou ler atentamente esta regulamentação. Propulsão é um termo muito genérico, uma vez que até o remo é um tipo de propulsor.

Pelo jeito até minha Vela Tabajara está irregular Sad Rolling Eyes

Vou me interar do assunto.

Quanto a discussão principal do tópico, parece pertinente a observação sobre Arrais, então.

abraço a todos.
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jul 07, 2010 8:57 am

[quote="Marcelo_90"]Agradeço pela ajuda Gustavo. Sempre muito prestativo.

Vou ler atentamente esta regulamentação. Propulsão é um termo muito genérico, uma vez que até o remo é um tipo de propulsor.

Pelo jeito até minha Vela Tabajara está irregular Sad Rolling Eyes

Vou me interar do assunto.

Grande Marcelo
Não precisa perder seu tempo. Já estive na Capitania dos Portos e não há dúvida quanto ao texto. Se tiver motor tem que ter registro da embarcação e carteira de habiitação.
Quanto à propulsão à vela ou à remo, estes não são cobrados sobre isto.
Abraços
Sergio captain
Marcelo_90

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jul 07, 2010 1:18 pm

mikenelson escreveu:
...............
Grande Marcelo
Não precisa perder seu tempo. Já estive na Capitania dos Portos e não há dúvida quanto ao texto. Se tiver motor tem que ter registro da embarcação e carteira de habiitação.
Quanto à propulsão à vela ou à remo, estes não são cobrados sobre isto.
Abraços
Sergio captain

Valeu Sergio !!! Já adiantou o serviço. É muito grande o arquivo(NORMAM03), mesmo assim vou guardá-lo e ler com calma.

Ainda bem que removi o motor elétrico do caiaque então, nem era meu. Esse trecho do Tietê que costumo pescar é bem movimentado e cheio de sinalização. Passam muitas barcaças e algumas vezes precisei cruzá-lo. Existe uma maior fiscalização por se tratar de hidrovia, apesar de não ter sido abordado ainda ali(mas sim, em outros), sei que existe mais rigor devido aos riscos de acidentes graves.

Vamos à leitura !!!! É o jeito.

abç

Gustavo Peruko

Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jul 07, 2010 7:27 pm

Beleza Marcelo, acho que a questão está esclarecida

Quanto a leitura, é extensa mesmo, mas em minha opinião, indispensável a todos canoistas...

Abraço!!!
Beringela

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Jul 07, 2010 9:55 pm

Boa noite amigos canoistas,
para mim, a grande questão em se equipar um caiaque com um motor (elétrico ou ciclo otto) é o desejo de modificação, tipo aquela coisa "eu que fiz"...
cada um tem um gosto (estando certo ou errado ao ponto de vista alheio)...
eu mesmo nem comprei o meu caiaque ainda e estou pesquisando um motor elétrico no Py...rsrsrsrsrs, não sei pra quando...
A propósito, encontri um de 46 lbs por 117 dólares (não marinizado)
um grande abraço a todos vocês e que venham as adaptações!!!!!!!!!
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Jul 09, 2010 10:58 am

Agora mesmo é que vou ter que usar motor.
O ortopedista me proibiu de remar o caiaque, da forma tradicional, com um remo só. Não posso fazer torção no tronco, nem lateral , nem frontal. Conclusão, já estou no caminho.
Natanael

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Jul 09, 2010 9:20 pm

ooops É mesmo, não é só vaidade não! No

- Melhoras Mikenelson!!! :Shocked
fish
mario

Rank:
Rank:

Caiaque: big tuna turbo, outback.

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 3:47 pm

OLÁ PESSOAL! TENHO UM EXPLORER DUPLO E COLOQUEI UMA RABETA COM MOTOR STHIL08, FICOU MUITO BOM, FAZ + OU - UNS 15 KM POR HORA COM DOIS OCUPANTES MAIS A TRALHA E GASTA +OU- 1 LT DE GASOSA POR HORA, E PESA UNS 14 KG, É UM POUCO BARULHENTO, MAS A GENTE SE ACOSTUMA, VOU VER SE CONSIGO FAZER UMA DESCARGA MAIS SILENCIOSA, FIZ UMA PESCARIA NO RIO PELOTAS REBOCANDO MAIS DOIS BARRACUDAS, UNS 20 KMS DE PERCURSO E O MOTORZINHO NEM AÍ, FIRME Q SÓ. TENHO UNS VIDEOS NO YOUTUBE, CAIAQUE MOTOR STHIL..., QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS AÍ! ABRAÇOS E FELIZ CAIAQUES PARA TODOS.
juquiri

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 8:51 pm

Fala pessoal, antes de mais nada deixo claro que respeito as escolhas e opiniões de cada um e que não é minha intenção contrariar ninguém, apenas expondo o que penso:
Acredito que o caiaque foi especialmente criado para ser usado com remos para tanto possui tamanho, peso e capacidade de carga reduzidos, afim de facilitar a vida de quem rema.
Um motor elétrico já é uma adaptação complicada, porém, aceitável pois o caiaque estará sendo utilizado em velocidade e capacidade não muito acima de seu propósito.
Um motor a gasolina, apesar de mais potente, maior autonomia e uma série de vantagens sobre o elétrico, acaba saindo fora do propósito do caiaque que não foi projetado para tal finalidade.
Não sou contra motores a combustão, eu até gosto muito, barulho e velocidade são excitantes mas motor não é tudo em um veiculo, tem que ter um conjunto que tenha equilibrio entre estrutura e potencia.
Podemos comparar um caiaque a uma bicicleta, originalmente criada para utilizar a força fisica dos musculos, mas uma bike eletrica até que é viavel. Já colocar um motor 125cc em uma bike, é possível, porém fica mais fácil comprar logo uma moto que vai ter estrutura adequada para aquele motor.
Mais uma vez espero que o pessoal que tenha motor a gasolina ou que pretende adquirir um, não fique chateado comigo, essa não foi minha intenção, mas o que quiz dizer é que é melhor ter uma moto do que uma bike com motor de moto, é melhor ter um barco do que um caiaque com motor de barco.
IsaiasBrito

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 9:40 pm

Como ja tem os motore eletricos, eu prefiro ele, porser ele é colojicamente coreto, a Dourado pesca, vende aqui no Brasil.
IsaiasBrito

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 9:51 pm

Uploaded with ImageShack.us

Marcio Mion

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 10:11 pm

Boa noite Juqueri,
Longe de mim , criar aqui uma polemica, pois essa casa que me acolheu com tanto carinho e presteza dos irmãos não podemos deixar virar palco de polemicas e sim sempre ajuda mutua que acredito ser o espirito da coisa.
Ficar chateado com voce jamais, jamais mesmo!!!
Agora quero também expressar minha opinião e espero que o amigo também não fique chateado comigo, pois é só a minha opinião sobre o assunto:
Quanto inventaram o caiaque não se tinha a tecnologia de hoje, então não dava pra colocar motor eletrico e muito mesnos á gasolina.
Tenho outras embarcações motorizadas e motor de popa que uso em algum lugar que se alugue o casco.
O motor que uso no meu caiaque é eletrico, pois possuo um Explorer Fishing e adoro a brincadeira que faço com ele, além do que me dá muito conforto na hora de possicionar o caiaque pra AQUELE ARREMESSO CERTEIRO.
Outra coisa que tenho notado em minhas pescaria de canal, é que nem sempre a maré ajuda a gente, então já estou pensando em um motor a gasolina. Claro que não colocarei nehum motor de 200hp, mas um motorzinho pra ajudar quanto a maré tá contra, também não faz mal né??.
A minha proposta com caiaque é para as pescarias , que simplesmente não consigo ficar sem. Outras modalidade e uso das embarcações nem posso opinar, pois não as o pratico.
Só deixa eu falar uma coisa : com ou sem motor , eletrico ou a gasolina, pedal ou a vela,
sei lá mais o que É GOSTSO PRA CARAMBA PESCAR DE CAIAQUE uhu!! uhu!! uhu!! uhu!!
Marcio Mion

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Ter Out 26, 2010 10:18 pm

mario escreveu:
OLÁ PESSOAL! TENHO UM EXPLORER DUPLO E COLOQUEI UMA RABETA COM MOTOR STHIL08, FICOU MUITO BOM, FAZ + OU - UNS 15 KM POR HORA COM DOIS OCUPANTES MAIS A TRALHA E GASTA +OU- 1 LT DE GASOSA POR HORA, E PESA UNS 14 KG, É UM POUCO BARULHENTO, MAS A GENTE SE ACOSTUMA, VOU VER SE CONSIGO FAZER UMA DESCARGA MAIS SILENCIOSA, FIZ UMA PESCARIA NO RIO PELOTAS REBOCANDO MAIS DOIS BARRACUDAS, UNS 20 KMS DE PERCURSO E O MOTORZINHO NEM AÍ, FIRME Q SÓ. TENHO UNS VIDEOS NO YOUTUBE, CAIAQUE MOTOR STHIL..., QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS AÍ! ABRAÇOS E FELIZ CAIAQUES PARA TODOS.

Mario, quanto trocar o seu motor me avise quem sabe a gente não faz negocio com esse que voce está agora o outro é caro d+ , judia da gente.
aí voce faz precinho de brimo pra eu comprar
juquiri

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Out 27, 2010 4:31 am

Fala Marcio Mion, respeito a sua opinião como a de todos os colegas deste fórum, é graças as pessoas que aqui estão que tenho cada vez mais vontade de participar. É claro que em meio a tantos tópicos algumas idéias serão opostas mas a amizade por aqui prevalece a qualquer diferença de opiniões. Um abraço a voce e espero cada vez mais estar aprendendo com todos.
Marcio Mion

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qua Out 27, 2010 9:07 pm

juquiri escreveu:
Fala Marcio Mion, respeito a sua opinião como a de todos os colegas deste fórum, é graças as pessoas que aqui estão que tenho cada vez mais vontade de participar. É claro que em meio a tantos tópicos algumas idéias serão opostas mas a amizade por aqui prevalece a qualquer diferença de opiniões. Um abraço a voce e espero cada vez mais estar aprendendo com todos.

Valeu amigão !!!!
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Out 28, 2010 9:15 pm

esse é o meu
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Out 28, 2010 9:17 pm

http://yfrog.com/n2caiaquemotorizado1j
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Qui Out 28, 2010 9:19 pm

http://yfrog.com/c8caiaquemotorizado2j
Beringela

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 12:19 am

oloko mário, belo suporte!!!!!
ele é fixo ou dá pra tirar? fixou como?
gostei muito, parece ser leve e eficiente.
to ensaiando pra adaptar um elétrico no hunter, mas to com um zelo pra não fazer merda... Sad
na verdade queria adaptar um suporte que fosse removível, pra usar só de vez em quando...
uma boa noite e parabéns pela adaptação
juquiri

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 1:41 am

Alguém já teve a idéia de confeccionar em madeira uma caixa / suporte presa aos elasticos do bagageiro? Sendo presa aos elasticos, poderia ser removida e instalada facilmente sem precisar furar, acho que para o elétrico é viável, já que a propulsão não é tão forte.
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 7:30 am

OLA BERINGELA! NO EXPLORER TEM UMA PRESILHAS, AÍ FIZ ESSE SUPORTE E FIXEI COM AQUELES "ENFORCA GATO", AQUILO É RESISTENTE PRA CARAMBA, MAS POR ENQUANTO ISSO É SÓ EXPERIMENTO, ENQUANTO VOU ESTUDANDO UM SUPORTE MAIS ADEQUADO E BONITO PARA O TITANIC, NÃO QUERO MEXER NA ESTRUTURA DO KAIKO SEM TER CERTEZA DO QUE VOU FAZER, ESSE POR ENQUANTO QUEBRA O GALHO, UM ABRAÇO!
sandro alex barbato

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 9:04 am

Delgado escreveu:
Marcio Mion escreveu:
Abçs
Marcio Mion

Sou aeromodelista, construo e piloto exclusivamente modelos elétricos, nada de aeromodelo convertido, tem que nascer exclusivo para elétrico ou sem motor algum para vôo a vela.
Posso garantir que isso gera discussões quentes e sem sentido..... mas gostaria de expor o que vivenciei neste hobby no últimos 8 anos.....

De um lado:

Os "VEIOS", tem paixão pelo cheiro da gasolina, quanto mais fumaça, barulho (pq veio se ofende com a palavra "barulho", preferem ""ronco"") e fedorento, e "ajunta" tudo isso que eles alcançam orgasmos múltiplos, não vão aceitar que for contrário....

Vai explicar como é usar um multimetro, tem que lembrar de minimo de todas as aulas de física do 2º grau e fazer conta .....

Do outro lado:

Os "Nerds" defensores do High-End Technology, pode ter certeza que é maioria que frequenta fórum.... normalmente formados nas áreas de exatas, não vão aceitar o outro lado da força por pura birra....

nunca ouviram falar em carburador, ficar mexendo em trezentos parafusos até acertar o ponto do motor no ouvido, é coisa de maluco.... sujar mão com algo tóxico (gasolina) !!! tah maluco isso da câncer!!!!

No começo do aeromodelismo elétrico foi a mesma coisa que tenho visto nos foruns de pesca, falaram que o motor elétrico era fraco, caro e consumia muito.
Depois alguns prof pardais começaram adaptar algumas coisas, o motor evoluiu muito, utilizaram imãs muito mais fortes, as baterias foram modificadas de Ni-CD para Li-Fe, as cargas das baterias que duravam 14 a 20 horas passaram a durar 12 minutos, sem efeito de memória e com garantia de 500 ciclos.

E até hoje o outro lado da força, ainda que viciado pelo cheiro da gasolina não aceita que o mundo está evoluindo, pode até ser que hoje não esteja tão favorável para os elétricos, mas é questão de tempo e podem apostar que os elétricos vão triunfar.... Ahhh é claro !!! até que outra tecnologia seja desenvolvida.

Em 5 anos os eletricos sairam do estigma do patinho feio, para disputar lado a lado os campeonatos com Giants a gasolina. Aqui está parecendo a mesma coisa.

Resumindo,

tecnologia vem outra vai e sempre vai dar discussão, mas a real questão nunca será esta!!! é estado de espirito, ex:

Vai tentar explicar para algum pescador que nunca usou artificial o que é pescar com Fly
Vai explicar para quem gosta do cheiro da gasolina o que é navegar a vela

Sempre haverá propósitos de vidas diferentes. Eu não optei pelo caiaque para ficar com maquina de fazer barulho e fumaça nas minhas costas..... se eu precisasse de um veículo com maior capacidade de carga e velocidade, teria optado por um barco.

Agora para não sair tanto do assunto, ficou legal a montagem e adoro ver estas montagens e gente pensando nelas, mas na minha modesta opnião não combina para meu uso.

Eu sou um pouco chato, porque falo o que penso, as vezes até fico até triste quando deixo alguém magoado com essa minha sinceridade, não é por mal, é vontade de contribuir apenas de um jeito meio estabanado...
op bom dia delgado, desculpe a minha ignorancia, onde esta a vantagem de diminuir de 14 a 20 horas o tempo da bateria para 12 minutos?.
Gustavo Peruko

Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 9:58 am

sandro alex barbato escreveu:

op bom dia delgado, desculpe a minha ignorancia, onde esta a vantagem de diminuir de 14 a 20 horas o tempo da bateria para 12 minutos?.

Bom dia Sandro, acredito que seja referente ao tempo de recarga da bateria, não a durabilidade da carga.

Abraço!!!
Beringela

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Sex Out 29, 2010 11:27 am

Entendi Mário...os velhos e úteis "enforca-gato".
valeu pela dica
abraço
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?   Dom Dez 05, 2010 7:38 pm

AÍ PESSOAL! TROQUEI A RABETA POR UM MERCURY 3.3, E TESTEI DE DUAS FORMAS, NA POPA E NA LATERAL , OPTEI PELA POPA, APESAR DE ELE ANDAR MUITO BEM NA LATERAL, MAS A ESTABILIDADE COMPROMETE UM POUCO, DEIXA A DESEJAR, MAS O ACESSO AO MOTOR É MELHOR... NA POPA FICOU EXCELENTE EM VELOCIDADE E ESTABILIDADE, MAS COM DOIS OCUPANTES OU COM ALGUM PESO NA PROA, NO MINIMO UNS 20KG, SÓ QUE TEM QUE FAZER UM POUCO DE GINASTICA PRA ASCESSAR OS COMANDOS DO MOTOR... SE ALGUEM TEM ALGUMA PERGUNTA OU DICAS PARA MELHOR APERFEIÇOAR A MAQUINA, ESTAMOS AÍ... UM ABRAÇO A TODOS!!!![url=][url=]

CAIAQUE MOTORIZADO - VAMOS DESENVOLVER?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  ::  :: -
Novo Tópico   Responder ao tópico