| | Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? | |
|
| Autor | Mensagem |
|---|
alphaserver
 Rank:

| Assunto: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Dom Fev 07, 2010 9:33 pm | |
| Amigos,
Tenho uma dúvida, vejo muitas e muitas fotos e alguns videos de pessoas com caiaques inclusive ao redor do mundo, e vejo que no exterior o uso de coletes é frequente, e já aqui no Brasil alguns não utilizam, a minha pergunta é a seguinte:
Se o colete é para usar constantemente no corpo, Se pode apenas estar na embarcação, Ou é acessório dispensável?
Bom como ótimo nadador que sou (modestias a parte), eu sempre uso o colete em embarcações pequenas, mesmo até para um teste em piscina que fiz no sábado dos caiaques da Brudden eu coloquei o colete, não sei se isso se torna uma regra ou questão de segurança.
Eu para falar a verdade não li e nem procurei normas sobre caiaques e navegação em rios, lagos e mares, porém eu continuarei usando mesmo que for no chuveiro.
Gostaria da opnião de voces quanto ao assunto.
grato mais uma vez. |
|
 | |
alexandre farias
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 3114 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 12:34 am | |
| Para mim, é uma questão de segurança, tanto faz o mar esta um tapete como depois virar e se tonar uma preocupação, entaum se tornou item obrigatorio nas minhas saidas  |
|
 | |
Fábio_RJ
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 3582 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 2:10 am | |
| Rapaz... eu não sou exemplo com certeza!
Apesar de achar que o colete deveria estar sempre no corpo.. eu nunca o coloco. Deixo preso ao caiaque para um eventual imprevisto mesmo.
Vou explicar o porquê... eu tenho uma flutuabilidade positiva, ou seja, não preciso fazer absolutamente nada para boiar, na verdade eu tenho dificuldade é para afundar, tenho que usar cinto com lastro, caso contrário fica complicado. Outra é que o colete atrapalha a nadar e a subir no caiaque (esse último quesito pode ser por falta de costume), enfim.. me sinto muito mais "confortável" sem o colete do que com ele, para nadar atrás do caiaque e retornar a ele numa eventual virada. |
|
 | |
Fábio_RJ
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 3582 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 2:28 am | |
| Pra quem quiser testar sua flutuabilidade, segue uma dica técnica do site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]" Testando a flutuabilidade Faça uma verificação real se você é uma pessoa com flutuabilidade positiva ou negativa. Sem equipamento, imerso na água do mar, inspire normalmente (não utilize uma inspiração máxima), segure o ar e verifique sua condição pela figura abaixo. " [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]A linha de flutuação na altura, ou acima dos olhos, indica um indivíduo com flutuabilidade mais negativa. A linha de flutuação na altura, ou abaixo do queixo, indica um indivíduo com flutuabilidade mais positiva. |
|
 | |
Paulo Lobianco
 Moderador

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 9:24 am | |
| Alpha, o colete é obrigatório. Inclusive no nosso site tem legislação a respeito. Eu confesso que sou arredio em usar colete, um erro, vou inclusive fazer o teste que o Fábio indicou (acho que vou afundar rapidinho), carrego também comigo dependendo do local que estou remando porém atado ao caiaque.  |
|
 | |
Gustavo Peruko
 Administrador

Caiaque: Ocean Kayak / Prowler 15 Mensagens: 4111 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 9:53 am | |
| Colete é obrigatório e ao meu ver devemos utilizar sempre, mesmo quem nada bem. Vemos que muitos de nós (inclusive eu) saímos sózinhos as vezes para caiacar....
Há sempre a possibilidade de algum imprevisto, por exemplo a ocorrência de um mal estar e se perder a consciência, um acidente com algum peixe (O Lobianco já passou aperto por conta disso), etc
Em uma situação com esta, estar de colete é fundamental.
Abraço!!! |
|
 | |
beto_vilemberg
 Rank:

Caiaque:: Opium/Amazônia Mensagens: 199 Data de inscrição: 30/12/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 12:54 pm | |
| Eu acho o colete fundamental e deve ser usado como obrigatorio
Pois numa situação de emergencia nao perderá tempo em vesti-lo, ale de que por ventura seja "jogado" longe o caiaque ou ele se afaste e voce estiver longe dar margem e com ondas poderá ficar flutuando, mesmo se der uma caimbra(como escreve isso?).
Nas minhas remadas com amigos sempre saimo com colete e usamos ele como OBRIGATÓRIO.
Umas vez tirei o colete pra colocar como encosto na costa e logo depois capotei, nao foi muito interessante ter que vestir ele ja na agua.
Entao minha opiniao é que deve ser usado como item obrigatorio
Em relação a ele ser desconfortavel na remada, é porque se esta usando um modelo nao adequado para o remador, procurem um modelo mais confortavel que nao terao problema |
|
 | |
Guimarães
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Mensagens: 1691 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 2:01 pm | |
| No mar, por calmo que esteja, uso sempre. O meu modelo não incomoda em nada ao remar e me sinto confortável e seguro. Não abro mão.
Nos rios daqui da Bahia, as margens estão sempre a tres ou quatro braçadas, mas mesmo assim deixo ele próximo de mim. |
|
 | |
alphaserver
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 3:13 pm | |
| Realmente eu acho importante, pois um mal súbito que possa ocorrer devido ao forte calor, ou mesmo uma colisão contra uma rocha no mar, ou algo parecido, tudo é possível de acontecer, mesmo em lagos, rios e represas, claro que torço para que nunca acontece com ninguém, mas sabe como é a lei de murphy "quando se está sem é quando vamos usar." |
|
 | |
alphaserver
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 4:46 pm | |
| Vi inclusive um modelo bastante atraente e parece ser confortavel, algum já viu, usou? [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] |
|
 | |
Fábio_RJ
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 6:46 pm | |
| Alpha, o meu colete é exatamente esse !.. funciona muito bem e é extremamente confortável, nem parece que se está vestido com um colete. |
|
 | |
alphaserver
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Seg Fev 08, 2010 7:58 pm | |
| Pó legal Fabio, tava mesmo interessado nesse modelito básico, já deve funcionar como uma jaqueta em dias mais frios. |
|
 | |
Fred
 Rank:

| Assunto: Tipos e Classes de Coletes Salva-vidas Seg Ago 16, 2010 11:33 am | |
| Para os interessados em conhecer. | Citação: | Colete salva-vidas é um equipamento individual de salvatagem que permite a uma pessoa manter-se em flutuação na água. É confeccionado em materiais rígidos ou com a possibilidade de ser inflado com ar. Pode também tornar-se parte de uma peça de vestuário, como uma jaqueta. São equipamentos obrigatórios em embarcações, exigidos durante vistorias e homologados segundo normas de cada país.
Classificação Há cinco tipos de coletes salva-vidas, classificados de acordo com a forma e condições de uso
Classe I: Colete para mar aberto, utilizado para navegação em oceanos e produzido conforme a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Classe II: Colete para navegação costeira, fabricado de acordo com as normas da classe anterior para ser utilizado em águas calmas onde pode ser realizado um resgate rápido. Classe III: Colete para navegação interior, utilizado em atividades de lazer como canoagem e pescaria. Classe IV: Material de flutuação que pode ser utilizado por pessoas que caiam acidentalmente na água até que o resgate seja realizado. Deve estar disponível a quem realiza trabalho na borda da embarcação. Classe V: Dispositivos especiais de flutuação empregados em atividades específicas como rafting, windsurf. Cada atividade possui seu modelo apropriado. |
|
|
 | |
Gustavo Martinato
 Rank:

Caiaque:: Caiaker/Foca Mensagens: 61 Data de inscrição: 16/12/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qua Dez 28, 2011 3:00 pm | |
| Antes de comprar o caiaque eu comprei os coletes homologados pela marinha com melhor flutuabilidade acompanhado de apitos como consta nas normas reguladoras e indicados pelo pessoal do CB. Depois é que eu fui comprar o caiaque observando os depoimentos e dicas do pessoal.
|
|
 | |
Mike nelson
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qua Dez 28, 2011 8:15 pm | |
| | Fábio_RJ escreveu: | Pra quem quiser testar sua flutuabilidade, segue uma dica técnica do site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
" Testando a flutuabilidade
Faça uma verificação real se você é uma pessoa com flutuabilidade positiva ou negativa. Sem equipamento, imerso na água do mar, inspire normalmente (não utilize uma inspiração máxima), segure o ar e verifique sua condição pela figura abaixo. "
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
A linha de flutuação na altura, ou acima dos olhos, indica um indivíduo com flutuabilidade mais negativa.
A linha de flutuação na altura, ou abaixo do queixo, indica um indivíduo com flutuabilidade mais positiva. |
Caro Fábio: Desculpe mas, este teste não procede. Como instrutor de mergulho em apnéia, mergulhador e pescador sub, com um "pouquinho de experiência" neste assunto tenho a esclarecer o seguinte. Em primeiro lugar, o corpo humano é composto de pouquíssimas partes não sólidas ou cheias de ar , a não ser os pulmões (se estiverem inflados) os seios da face e aparelho digestivo, onde a pequena quantidade de gases destinados a promoverem a digestão, em condições normais, não proporcionam flutuabilidade à massa óssea, muscular e adiposa de nossos corpos. Tanto é que, ao fazermos uma apnéia EXpiratória, o corpo afunda sem o mínimo esforço, neste sentido, comprovando que o motivo do mesmo flutuar é a existência de ar nos pulmões. Esta flutuabilidade será maior ou menor em proporção à capacidade pulmonar e à quantidade de ar existente na hora do teste. Em condições normais (um indivíduo apenas com roupa de banho,neutra) com os pulmões cheios, a linha de flutuação será , na vertical, acima do nariz próxima aos olhos ou testa. Na horizontal, em torno de dois terços da largura do corpo imersa. O dito pelo autor referido " sem utilizar uma inspiração máxima" é subjetivo e indeciso. Quem discordar que faça o teste conforme digo e verá. Aliás, se não fosse desta forma, toda um conjunto de teoria de física, prática de imersão, cálculos diversos, descida e subida, completamente comprovados e utilizados , não teria razão de ser. Resumo: Pulmão cheio - corpo flutua. Vazio: afunda. Punto i basta. Forte abraço Sergio Fiorito
Última edição por Mike nelson em Qua Dez 28, 2011 8:22 pm, editado 1 vez(es) |
|
 | |
Tuã Torres Sessa
 Rank:

Caiaque: Lontras/BARRACUDA PIRAJUBÁ Mensagens: 2527 Data de inscrição: 04/09/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qua Dez 28, 2011 8:17 pm | |
| É USO OBRIGATÓRIO, É ITEM DE SEGURANÇA, É REPETACULARI, É SUSSA. |
|
 | |
Mike nelson
 Rank:

| Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qua Dez 28, 2011 8:25 pm | |
| Aos menos experientes: Quem não tiver caiaque motorizado e não for submetido às normas da Marinha, ou mesmo assim, aconselho o uso de um colete que proporcione uma flutuação positiva mas que, principalmente, permita ao usuário um mínimo de movimentos para que possa se locomover (nadar) pois os coletes "oficiais" fazem o gajo flutuar mas atrapalham em muito a natação. Abs Mike |
|
 | |
SérgioMG
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Mensagens: 31 Data de inscrição: 27/07/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Dez 29, 2011 9:26 am | |
| Devo acrescentar, que além de obrigatorio há dois tipos de coletes. O colete salva-vidas homologado pela marinha e que flutua por um longo periodo, e o colete que não me recordo a classificação agora, que é destinado a pratica de esportes nauticos e absorve impactos e tem flutuabilidade por um curto periodo de tempo. E importante perguntar ao vendedor onde se classifica o colete que esta comprando. |
|
 | |
Robert Garcia
 Rank:

Caiaque:: Caiaker/Tubarão Mensagens: 1557 Data de inscrição: 27/01/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Dez 29, 2011 9:52 am | |
| compra um com capacidade bem maior do peso do seu corpo |
|
 | |
Zen
 Rank:

Caiaque: Frenzy (Ocean kayak) e Barracuda Mensagens: 1241 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Dez 29, 2011 7:17 pm | |
| Colete é como camisinha..
O risco é teu. Só não venha dar mau exemplo.
|
|
 | |
mozart gonsalves
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Caiaque: hunter Mensagens: 131 Data de inscrição: 30/01/2012
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Fev 02, 2012 2:53 am | |
| muito util essas informacoes |
|
 | |
FernandoLima
 Rank:

Caiaque: Perception/Carolina 14" Mensagens: 939 Data de inscrição: 26/02/2010
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Fev 02, 2012 10:59 am | |
| O colete é equipamento de segurança de uso obrigatório.
|
|
 | |
Robert Garcia
 Rank:

Caiaque:: Caiaker/Tubarão Mensagens: 1557 Data de inscrição: 27/01/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Fev 02, 2012 2:30 pm | |
| | Mike nelson escreveu: | | aconselho o uso de um colete que proporcione uma flutuação positiva |
existe colete de segurança com flutuaçao negativa? |
|
 | |
Carlos Robinson Oliveira
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Mensagens: 101 Data de inscrição: 23/02/2011
 | Assunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? Qui Fev 02, 2012 3:59 pm | |
| Acredito que mesmo que não fosse equipamento obrigatório, quem está embarcado sempre corre riscos de emborcar ou cair na água. Eu não saio sem colete salva-vidas. Entretanto, deixava com as presilhas desafiveladas. Recentemente emborquei na Represa Billing's e foi o maior sufoco para voltar ao caiaque, uma vez que o colete atrapalha (enrosca) nas bordas. Foi o maior sufoco afivelar e ajustar o colete. Como sei nadar bem... não me apavorei. Já uma pessoa com pouca noção de natação certamente ficaria muito cansada e o pior poderia acontecer. Para mim foi uma lição. Nunca mais embarco sem que o colete esteja perfeitamente ajustado. Segurança no nosso esporte é inquestionável e devemos divulgar aos iniciantes que têm que praticar os bons hábitos nessa questão. Com isso estabeleceremos entre nós a CULTURA da Segurança acima de tudo. Outra coisa que aprendi. Evite remar sozinho.
|
|
 | |
| | Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança?? | |
|