CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens ou visualizar imagens e links nos fóruns é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo, é fácil, rápido e gratuíto!!

Boas remadas!!

Administração Fórum Caiaque Brasil

Seja bem-vindo! Este é um local para troca de informações sobre diversos modelos de caiaques bem como seus mais variados usos como pesca, lazer, mergulho, aventura, turismo, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Dom Fev 07, 2010 9:33 pm

Amigos,

Tenho uma dúvida, vejo muitas e muitas fotos e alguns videos de pessoas com caiaques inclusive ao redor do mundo, e vejo que no exterior o uso de coletes é frequente, e já aqui no Brasil alguns não utilizam, a minha pergunta é a seguinte:

Se o colete é para usar constantemente no corpo,
Se pode apenas estar na embarcação,
Ou é acessório dispensável?

Bom como ótimo nadador que sou (modestias a parte), eu sempre uso o colete em embarcações pequenas, mesmo até para um teste em piscina que fiz no sábado dos caiaques da Brudden eu coloquei o colete, não sei se isso se torna uma regra ou questão de segurança.

Eu para falar a verdade não li e nem procurei normas sobre caiaques e navegação em rios, lagos e mares, porém eu continuarei usando mesmo que for no chuveiro.

Gostaria da opnião de voces quanto ao assunto.

grato mais uma vez.
http://www.alphaserver.com.br
alexandre farias

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 12:34 am

Para mim, é uma questão de segurança, tanto faz o mar esta um tapete como depois virar e se tonar uma preocupação, entaum se tornou item obrigatorio nas minhas saidas
Fábio_RJ

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 2:10 am

Rapaz... eu não sou exemplo com certeza!

Apesar de achar que o colete deveria estar sempre no corpo.. eu nunca o coloco. Deixo preso ao caiaque para um eventual imprevisto mesmo.

Vou explicar o porquê... eu tenho uma flutuabilidade positiva, ou seja, não preciso fazer absolutamente nada para boiar, na verdade eu tenho dificuldade é para afundar, tenho que usar cinto com lastro, caso contrário fica complicado. Outra é que o colete atrapalha a nadar e a subir no caiaque (esse último quesito pode ser por falta de costume), enfim.. me sinto muito mais "confortável" sem o colete do que com ele, para nadar atrás do caiaque e retornar a ele numa eventual virada.
Fábio_RJ

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 2:28 am

Pra quem quiser testar sua flutuabilidade, segue uma dica técnica do site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

" Testando a flutuabilidade

Faça uma verificação real se você é uma pessoa com flutuabilidade positiva ou negativa.
Sem equipamento, imerso na água do mar, inspire normalmente (não utilize uma inspiração máxima), segure o ar e verifique sua condição pela figura abaixo. "

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A linha de flutuação na altura, ou acima dos olhos, indica um indivíduo com flutuabilidade mais negativa.

A linha de flutuação na altura, ou abaixo do queixo, indica um indivíduo com flutuabilidade mais positiva.
Paulo Lobianco

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 9:24 am

Alpha, o colete é obrigatório. Inclusive no nosso site tem legislação a respeito.

Eu confesso que sou arredio em usar colete, um erro, vou inclusive fazer o teste que o Fábio indicou (acho que vou afundar rapidinho), carrego também comigo dependendo do local que estou remando porém atado ao caiaque. Neutral
Gustavo Peruko

Administrador
Administrador

Caiaque: Ocean Kayak / Prowler 15

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 9:53 am

Colete é obrigatório e ao meu ver devemos utilizar sempre, mesmo quem nada bem.
Vemos que muitos de nós (inclusive eu) saímos sózinhos as vezes para caiacar....

Há sempre a possibilidade de algum imprevisto, por exemplo a ocorrência de um mal estar e se perder a consciência, um acidente com algum peixe (O Lobianco já passou aperto por conta disso), etc

Em uma situação com esta, estar de colete é fundamental.

Abraço!!!
http://caiaquebrasil.blogspot.com
beto_vilemberg

Rank:
Rank:

Caiaque:: Opium/Amazônia

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 12:54 pm

Eu acho o colete fundamental e deve ser usado como obrigatorio

Pois numa situação de emergencia nao perderá tempo em vesti-lo, ale de que por ventura seja "jogado" longe o caiaque ou ele se afaste e voce estiver longe dar margem e com ondas poderá ficar flutuando, mesmo se der uma caimbra(como escreve isso?).

Nas minhas remadas com amigos sempre saimo com colete e usamos ele como OBRIGATÓRIO.

Umas vez tirei o colete pra colocar como encosto na costa e logo depois capotei, nao foi muito interessante ter que vestir ele ja na agua.

Entao minha opiniao é que deve ser usado como item obrigatorio

Em relação a ele ser desconfortavel na remada, é porque se esta usando um modelo nao adequado para o remador, procurem um modelo mais confortavel que nao terao problema
Guimarães

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 2:01 pm

No mar, por calmo que esteja, uso sempre.
O meu modelo não incomoda em nada ao remar e me sinto confortável e seguro. Não abro mão.

Nos rios daqui da Bahia, as margens estão sempre a tres ou quatro braçadas, mas mesmo assim deixo ele próximo de mim.
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 3:13 pm

Realmente eu acho importante, pois um mal súbito que possa ocorrer devido ao forte calor, ou mesmo uma colisão contra uma rocha no mar, ou algo parecido, tudo é possível de acontecer, mesmo em lagos, rios e represas, claro que torço para que nunca acontece com ninguém, mas sabe como é a lei de murphy "quando se está sem é quando vamos usar."
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 4:46 pm

Vi inclusive um modelo bastante atraente e parece ser confortavel, algum já viu, usou?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Fábio_RJ

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 6:46 pm

Alpha, o meu colete é exatamente esse !.. funciona muito bem e é extremamente confortável, nem parece que se está vestido com um colete.
alphaserver

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Seg Fev 08, 2010 7:58 pm

Pó legal Fabio, tava mesmo interessado nesse modelito básico, já deve funcionar como uma jaqueta em dias mais frios.
Fred

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Tipos e Classes de Coletes Salva-vidas   Seg Ago 16, 2010 11:33 am

Para os interessados em conhecer.

Citação:
Colete salva-vidas é um equipamento individual de salvatagem que permite a uma pessoa manter-se em flutuação na água. É confeccionado em materiais rígidos ou com a possibilidade de ser inflado com ar. Pode também tornar-se parte de uma peça de vestuário, como uma jaqueta. São equipamentos obrigatórios em embarcações, exigidos durante vistorias e homologados segundo normas de cada país.

Classificação
Há cinco tipos de coletes salva-vidas, classificados de acordo com a forma e condições de uso

Classe I: Colete para mar aberto, utilizado para navegação em oceanos e produzido conforme a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.
Classe II: Colete para navegação costeira, fabricado de acordo com as normas da classe anterior para ser utilizado em águas calmas onde pode ser realizado um resgate rápido.
Classe III: Colete para navegação interior, utilizado em atividades de lazer como canoagem e pescaria.
Classe IV: Material de flutuação que pode ser utilizado por pessoas que caiam acidentalmente na água até que o resgate seja realizado. Deve estar disponível a quem realiza trabalho na borda da embarcação.
Classe V: Dispositivos especiais de flutuação empregados em atividades específicas como rafting, windsurf. Cada atividade possui seu modelo apropriado.
Gustavo Martinato

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Foca

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qua Dez 28, 2011 3:00 pm

Antes de comprar o caiaque eu comprei os coletes homologados pela marinha com melhor flutuabilidade acompanhado de apitos como consta nas normas reguladoras e indicados pelo pessoal do CB. Depois é que eu fui comprar o caiaque observando os depoimentos e dicas do pessoal.
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qua Dez 28, 2011 8:15 pm

Fábio_RJ escreveu:
Pra quem quiser testar sua flutuabilidade, segue uma dica técnica do site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

" Testando a flutuabilidade

Faça uma verificação real se você é uma pessoa com flutuabilidade positiva ou negativa.
Sem equipamento, imerso na água do mar, inspire normalmente (não utilize uma inspiração máxima), segure o ar e verifique sua condição pela figura abaixo. "

A linha de flutuação na altura, ou acima dos olhos, indica um indivíduo com flutuabilidade mais negativa.

A linha de flutuação na altura, ou abaixo do queixo, indica um indivíduo com flutuabilidade mais positiva.

Caro Fábio:
Desculpe mas, este teste não procede.
Como instrutor de mergulho em apnéia, mergulhador e pescador sub, com um "pouquinho de experiência" neste assunto tenho a esclarecer o seguinte.
Em primeiro lugar, o corpo humano é composto de pouquíssimas partes não sólidas ou cheias de ar , a não ser os pulmões (se estiverem inflados) os seios da face e aparelho digestivo, onde a pequena quantidade de gases destinados a promoverem a digestão, em condições normais, não proporcionam flutuabilidade à massa óssea, muscular e adiposa de nossos corpos.
Tanto é que, ao fazermos uma apnéia EXpiratória, o corpo afunda sem o mínimo esforço, neste sentido, comprovando que o motivo do mesmo flutuar é a existência de ar nos pulmões. Esta flutuabilidade será maior ou menor em proporção à capacidade pulmonar e à quantidade de ar existente na hora do teste.
Em condições normais (um indivíduo apenas com roupa de banho,neutra) com os pulmões cheios, a linha de flutuação será , na vertical, acima do nariz próxima aos olhos ou testa. Na horizontal, em torno de dois terços da largura do corpo imersa.
O dito pelo autor referido " sem utilizar uma inspiração máxima" é subjetivo e indeciso.
Quem discordar que faça o teste conforme digo e verá.
Aliás, se não fosse desta forma, toda um conjunto de teoria de física, prática de imersão, cálculos diversos, descida e subida, completamente comprovados e utilizados , não teria razão de ser.
Resumo:
Pulmão cheio - corpo flutua. Vazio: afunda.
Punto i basta.
Forte abraço
Sergio Fiorito

Última edição por Mike nelson em Qua Dez 28, 2011 8:22 pm, editado 1 vez(es)
Tuã Torres Sessa

Rank:
Rank:

Caiaque: Lontras/BARRACUDA PIRAJUBÁ

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qua Dez 28, 2011 8:17 pm

É USO OBRIGATÓRIO, É ITEM DE SEGURANÇA, É REPETACULARI, É SUSSA.
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qua Dez 28, 2011 8:25 pm

Aos menos experientes:
Quem não tiver caiaque motorizado e não for submetido às normas da Marinha, ou mesmo assim, aconselho o uso de um colete que proporcione uma flutuação positiva mas que, principalmente, permita ao usuário um mínimo de movimentos para que possa se locomover (nadar) pois os coletes "oficiais" fazem o gajo flutuar mas atrapalham em muito a natação.
Abs
Mike
SérgioMG

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Dez 29, 2011 9:26 am

Devo acrescentar, que além de obrigatorio há dois tipos de coletes.
O colete salva-vidas homologado pela marinha e que flutua por um longo periodo, e o colete que não me recordo a classificação agora, que é destinado a pratica de esportes nauticos e absorve impactos e tem flutuabilidade por um curto periodo de tempo.
E importante perguntar ao vendedor onde se classifica o colete que esta comprando.
Robert Garcia

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Tubarão

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Dez 29, 2011 9:52 am

compra um com capacidade bem maior do peso do seu corpo
Zen

Rank:
Rank:

Caiaque: Frenzy (Ocean kayak) e Barracuda

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Dez 29, 2011 7:17 pm

Colete é como camisinha..

O risco é teu. Só não venha dar mau exemplo.

http://www.clubedepescacomcaiaque.com.br/
mozart gonsalves

Rank:
Rank:

Caiaque: hunter

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Fev 02, 2012 2:53 am

muito util essas informacoes
FernandoLima

Rank:
Rank:

Caiaque: Perception/Carolina 14"

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Fev 02, 2012 10:59 am

O colete é equipamento de segurança de uso obrigatório.
Robert Garcia

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Tubarão

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Fev 02, 2012 2:30 pm

Mike nelson escreveu:
aconselho o uso de um colete que proporcione uma flutuação positiva

existe colete de segurança com flutuaçao negativa?
Carlos Robinson Oliveira

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??   Qui Fev 02, 2012 3:59 pm

Acredito que mesmo que não fosse equipamento obrigatório, quem está embarcado sempre corre riscos de emborcar ou cair na água.
Eu não saio sem colete salva-vidas. Entretanto, deixava com as presilhas desafiveladas.
Recentemente emborquei na Represa Billing's e foi o maior sufoco para voltar ao caiaque, uma vez que o colete atrapalha (enrosca) nas bordas.
Foi o maior sufoco afivelar e ajustar o colete. Como sei nadar bem... não me apavorei. Já uma
pessoa com pouca noção de natação certamente ficaria muito cansada e o pior poderia acontecer.
Para mim foi uma lição. Nunca mais embarco sem que o colete esteja perfeitamente ajustado.
Segurança no nosso esporte é inquestionável e devemos divulgar aos iniciantes que têm que praticar os bons hábitos nessa questão. Com isso estabeleceremos entre nós a CULTURA da Segurança acima de tudo.
Outra coisa que aprendi. Evite remar sozinho.

Colete: uso obrigatório ou equipamento de segurança??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! :: - Fóruns do Caiaque Brasil :: Debates :: Segurança no nosso esporte-