CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 11:50 am

Prezados,

Primeiramente gostaria de dizer que gosto muito de remar, masss gosto mais ainda de pescar.

Para pescar, além de quatro caiaques, dispomos de um barco plataformado com motor (Etec 30hp), com motor elétrico no pedal e com diversas firulas de conforto, masss... há alguns locais em que não conseguimos entrar ou pescar com o barco. Muitas vezes nós colocamos os caiaques no barco para chegar nos pontos de pesca, aí botamos os caiaques n'água para pescar, mass aí um tem que ficar meio perto do barco tomando conta, isso é chato.

No momento da pesca, salvo exceção alguns locais como o Rio Paraná (no rio corrente e locais onde não é lago), ou em eventuais pescas apoitado (o que é muito raro, pois prefiro predadores como o tucunaré em lagos), eu prefiro pescar com caiaque, acho mais gostoso e mais produtivo (pego mais peixe rss), sem falar da emoção dos brutos meio que arrastar o caiaque.

Onde mais pescamos é no Paranapanema (lagos) e no Rio Paraná (principalmente no lago da Represa Sérgio Mota), e em muitas pescarias é comum remar de 20 a 25 kms em um dia o que faz com que percamos preciosas horas para ir e cansativas horas para voltar, por isso decidi colocar motores nos caiaques. Inicialmente instalei um motor elétrico em um Lontrinha onde eu cortei o casco no centro para permitir colocar e tirar o elétrico durante a pescaria, pois alguns locais que pesco tem muuuito enrosco e pauleira, o resultado não me agradou. Depois coloquei um motor Sthil 08 adaptado em um rabetão, ficou melhor, mais ainda não me agradou. Finalmente instalei um motor Mercury 3.3hp e agora sim fiquei contente.

Como tinha um motor Sthil 08 sobrando (que venderei em breve), decidi adaptar ele em uma rabetinha de popa, ficou muito boa, e assim somamos dois motores, um para cada caiaque.

Nos primeiros testes já reunimos diversos detalhes para melhorar e alguns já ajustamos, na próxima saída acreditamos que o desempenho será ainda melhor.

O Hunter por ter um bagageiro mais raso, teve melhor comportamento, pois acumula menos água, porém o Barracuda mesmo com o bagageiro cheio de água, me surpreendeu pelo desempenho, ficou muito bom apesar da popa ficar beem afundada.

Um dos ajustes que terei que fazer no Hunter é tapar os drenos da frente, pois chagava a jogar quase meio metro de água para cima quando acelerava forte.

A velocidade embora pareça maior chegou no máximo a 10,8km/h medido no GPS, no Hunter pois o GPS estava comigo que estava no Hunter, o Barracuda em velocidade segura de cruzeiro chegou a 8km/h, podendo ter atingido mais em alguns momentos. A velocidade que mais utilizamos durante os 18kms que percorremos no dia ficou entre 6 e 7 km/h. Fomos conservadores pois ainda temos alguns ajustes a fazer até forçar mais a barra.

O controle da direção em ambos os caiaques fizemos nos pés, o que no Mercury ficou especialmente agradável, pois em lenta com o motor engatado ele quase não fazia barulho e pude percorrer trechos batendo artificiais com o motor empurrando lentamente o caiaque lembrando o funcionamento de um motor elétrico, O controle nos pés também será melhorado, colocarei uma parte de uma bota (núm 55 rss)para enfiar os pés dentro, do jeito que fizemos para este teste, usamos um pedaço de madeira como se fosse uma direção de carrinho de rolimã (lembram?), resolveu, mas acredito que vestindo a "bota" ficará melhor, sem falar que gosto de deixar duas (ou três) varas na minha frente apoiando as pontas no deck da proa do caiaque e com a haste de madeira ali atrapalha. Os cabinhos de aço são tensionados por elasticos-corda que são presos na proa, e estão encapados em uma mangueiras cristal para evitar enroscos das garateias e também mantém o motor quase reto, se soltar a direção ele fica quase alinhado.

Cada motor gastou uns dois litros a dois litros e meio cada um no dia (estava ventando muito e caiu muita gasolina fora na hora de abastecer). Estou providenciando também um sistema de abastecimento que ficará melhor do que na formula um (lá tinha que parar o carro para abastecer), onde poderemos abastecer sem pingar uma gota fora e com o caiaque em movimento.

Já estamos providenciando um bagageiro sob medida que impede que a água acumule, isso evitará o peso e a instabilidade da água no bagageiro, estamos fazendo em fibra de vidro, quando terminarmos posto os resultados ok?

Com este bagageiro (bolha) que estamos fazendo, está me fazendo desejar colocar um motor Mercury 5hp (20kg), estou estudando seriamente isso, o Mercury 5HP pesa sete quilos a mais que o 3.3hp(13kg) e com o bagageiro/hidrofólio (rss) que estamos fazendo acho que vai ficar bom rss. Se eu vender o Sthil eu compro o 5hp.

Resumindo, diferentemente do resultado com o elétrico e com o rabetão, eu aprovei o projetinho como ele está, com a ressalva de andar com cuidado e sem acelerar tudo, só tapando os drenos do Hunter já está muito viável. O Barracuda porém, embora eu considere viável, não achei tão pronto para usar como está como o Hunter, o que era uma vantagem (na minha opinião) no bagageiro com bordas mais altas, para o propósito do motor, achei que acumula água de forma preocupante. Mas uma coisa tem que ser dita, eu em momento algum quando o Edno estava à frente consegui ultrapassá-lo, claro que em boa parte porque eu não conseguia acelerar muito pois entrava muita água pelo dreno, sou seja, no quesito velocidade com o caiaque original o Barracuda venceu. Com o bagageiro bolha que estamos fazendo acho que o Barracuda vai melhorar muito.

Desculpem o tamanho do vídeo abaixo, acrescentei algumas fotos que são especificamente para ilustrar certos detalhes para alguns amigos.

Um abraço e boas remadas (ou aceleradas)

http://www.youtube.com/watch?v=WuPmGMWUJV4

Fábio_RJ

Moderador
Moderador

Caiaque: Hobie - Mirage Outback

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 6:23 pm

Oh loco meu!!!!!!!.. os caiaques tão voando!! affraid

Parabéns pelos bricos Winsley

Cara... e aquele Lontras você cortou o casco, pra propulsão a pedal?.. chegou a finalizar o projeto.. desistiu.. ??
mario

Rank:
Rank:

Caiaque: big tuna turbo, outback.

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 6:48 pm

ooops Muito bom Winsley! mas acho que o angulo em que seus motores estão trabalhando,
tá disperdiçando um pouco da força do motor, quando acelera á hélice esta puxando muito
a trazeira do caiaque pra baixo! tente mudar o angulo do motor, faça com que a hélice
empurre a trazeira pra cima, não muito é claro... dá uma olhadinha nesses videos,
tbm tinha uma sthil 08, mas vendi, depois que comprei o mercury!!!isso que com o mercury
tava com pouco mais de meia aceleração!!!!
qualquer coisa estamos aí!!!!!
http://youtu.be/3zIfliY_mX8
http://youtu.be/htKoYzjcqcQ
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 6:55 pm

Winsley, meu amigo.
Tá de parabéns.
Se puder me mandar detalhes dos comandos, te agradeço.
Como fez para comandar a aceleração? E a passagem de marcha? Já sai com a vante engatada?
Só tenho uma coisa a acrescentar: Para melhorar e diminuir o arrasto, coloque tampões nos drenos para não entrar água devido ao deslocamento e também para aumentar a flutuação.
O bichinho tá parecendo uma lanchinha! Muito bom mesmo.
Abração
Sergio
Alichi

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 7:49 pm

Winsley,
Ficou fantastico!
O comando de aceleração me chamou muita antenção, me parece que é um gatilho. Quando puder coloque mais detalhes.
Parabéns
marquinhos lebedieff

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 8:18 pm

show demais os caiaque ficaram tunados quando voltar o meu vou colocar um motor estava pensando em colocar um phanton 55 lbs marinizado mas vendo os videos talvez guarde um pouco mais de grana e compre um motorzão deste aí valeu pelo post e coloca mais detalhes quantos KM vc percorreu pra gastar 2 litros de gasolina compensa mais que um elétrico como vc disse na lenta ele é bem silêncioso ficamos no aguardo até.
Marcelo Martins

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 8:29 pm

Parabéns....caramba...o cara pegou pesado.
robertojacone

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 9:02 pm

muito bom amigo parabens
seigi yamashiro

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 9:55 pm

hahaha adorei os bricos,só falta alguem tentar um 15 hp...hehehehe

abrassss e boa pescaria
robertodelfino

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qua Set 14, 2011 10:16 pm

Meus parabens ficou muito legal, obrigado por compartilhar.

Neste greno da frente voce poderia colocar um tampao, daqueles que se coloca em pe de cadeira para nao riscar o piso, de baixo para cima, assim a força da agua nao iria arrancar ele do lugar.

Quanto km fez por litro so para ter uma base.

O outro motor que voce tem e vai vender tem como colocar fotos dele. tenho interese em um motor a gasolina, este motor e o mesmo que voce colocou no lontras da primeira vez.

Jefferson_Telles

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 1:11 pm

Muito bom mesmo, Winsley. Acabei me convencendo de motorizar meus caiaques. Só fiquei na dúvida se o de 5 HP não ficará muito pesado da popa do Hunter e/ou provocará fadiga no casco com o tempo.
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 1:44 pm

Jefferson_Telles escreveu:
Muito bom mesmo, Winsley. Acabei me convencendo de motorizar meus caiaques. Só fiquei na dúvida se o de 5 HP não ficará muito pesado da popa do Hunter e/ou provocará fadiga no casco com o tempo.
ooops Olá jefferson! acho que o de 5 hp alem de ser mais pesado, vai afundar muito a popa do caiaque.
a naõ ser que vc coloque no centro, entre dois caiaques! Dá uma olhadinha nesse video!!!
http://youtu.be/oM37eSwvj1k
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:06 pm

Fábio_RJ escreveu:

Cara... e aquele Lontras você cortou o casco, pra propulsão a pedal?.. chegou a finalizar o projeto.. desistiu.. ??

Olá Fábio, firmeza ?

Cortei o Lontrinha para testar um "módulo" de acoplamento de motor elétrico, propulsao a pedal, bolina, etc que utilizarei no caiaque que estou projetando. Dei um break no projeto pq comecei a fazer um mestrado e nao esta sobrando tempo nem para pescar. Breve retomo o projeto.

Os caiaques voarão mesmo depois de fazer uns ajustes e acertos.

Obrigado pelos parabéns, um abraço e boas remadas mano.
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:11 pm

mario escreveu:
ooops Muito bom Winsley! mas acho que o angulo em que seus motores estão trabalhando,
tá disperdiçando um pouco da força do motor, quando acelera á hélice esta puxando muito
a trazeira do caiaque pra baixo! tente mudar o angulo do motor, faça com que a hélice
empurre a trazeira pra cima, não muito é claro... dá uma olhadinha nesses videos,
tbm tinha uma sthil 08, mas vendi, depois que comprei o mercury!!!isso que com o mercury
tava com pouco mais de meia aceleração!!!!
qualquer coisa estamos aí!!!!!
http://youtu.be/3zIfliY_mX8
http://youtu.be/htKoYzjcqcQ

Grande Mario, gente boa e fonte de inspiração para bricos motorizados, tudo bem?

Muito bem pontuado, vc esta certo, percebemos isso na navegação, este foi o primeiro ajuste que fizemos. No Sthil este probleminha é ainda maior, no próximo vídeo já estará diferente.

Obrigado pela dica, um abraço e boas aceleradas
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:22 pm

Mike nelson escreveu:
Winsley, meu amigo.
Tá de parabéns.
Se puder me mandar detalhes dos comandos, te agradeço.
Como fez para comandar a aceleração? E a passagem de marcha? Já sai com a vante engatada?
Só tenho uma coisa a acrescentar: Para melhorar e diminuir o arrasto, coloque tampões nos drenos para não entrar água devido ao deslocamento e também para aumentar a flutuação.
O bichinho tá parecendo uma lanchinha! Muito bom mesmo.
Abração
Sergio

Grande Mike, tudo bem mano?

Estou usando para aceleração o comando de rocadeiras, ele tem uma mola que ajuda (junto a mola do carburador) a fazer o retorno do cabo do acelerador. Já usei varias coisas para isso em projetos anteriores mas este achei que ficou show, e ele já tem uma tomada de interruptor para cortar a corrente e desligar o motor (que ainda nao liguei rss) e tb tem uma trava para deixar com um quarto de aceleração (bom para corrico).

Pois eh, verdade os drenos tem que ser tapados, na próxima já estarão tapados. Outra coisa que estamos providenciando para próxima saída são caixas (formato anatômico rss) para os bagageiros, o Barracuda principalmente acumula mututuca água no bagageiro o que pesa e atrapalha o desempenho e a estabilidade, já estamos terminando os bagageiros "bolha" rss.

Ta parecendo uma lanchinha? Então espere eu vender o Sthil e comprar o meu Mercury 5Hp, ai vc vai ver rasa

Obrigado pelos parabéns e pela dica, um abraço e ate breve
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:26 pm

Alichi escreveu:
Winsley,
Ficou fantastico!
O comando de aceleração me chamou muita antenção, me parece que é um gatilho. Quando puder coloque mais detalhes.
Parabéns

Obrigado Alichi, valeu mesmo.

O acelerador usa o punho de rocadeiras, realmente ficou muito bom, usei outras coisas emoutros projetos mas este ficou bem melhor.

Vou fazer um vídeo com fotos e talz sobre o comando de acelerador e direção com mais detalhes e posto aqui ok?

Um grande abraço e boas remadas
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:37 pm

marquinhos lebedieff escreveu:
show demais os caiaque ficaram tunados quando voltar o meu vou colocar um motor estava pensando em colocar um phanton 55 lbs marinizado mas vendo os videos talvez guarde um pouco mais de grana e compre um motorzão deste aí valeu pelo post e coloca mais detalhes quantos KM vc percorreu pra gastar 2 litros de gasolina compensa mais que um elétrico como vc disse na lenta ele é bem silêncioso ficamos no aguardo até.

Olá Marquinhos belê?

Ow já coloquei elétrico nos caiaques mas no final das contas para o meu perfil de uso nao gostei do resultado, é lento (em comparacao ao movido a gasolina) e a autonomia nao e boa (para meu perfil de uso).

Gastamos gasolina nao acertando a boca do tanque devido ao agitar do caiaque e ao vento, senti que é econômico, sábado se eu for vou ser bem criterioso para saber quantos km/hr e quantos km/litro esta fazendo, mas te digo que sobrou muita gasolina, e se eu tivesse ido de elétrico com certeza eu nao conseguiria fazer o percurso que fiz nem com bateria de 100amp(devido o forte vento, se nao tivesse vento acho ate que conseguiria mas demoraria muito mais), digo isso pq já usei elétrico no caiaque.

Na minha opinião muito particular o elétrico é bom para percursos menores mas neste caso é melhor ir no remo mesmo.

Um abraço e boas remadas mano
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:39 pm

Marcelo Martins escreveu:

Kkk... Que nada Marcelo, vou pegar pesado se eu conseguir comprar o meu Mercury 5HP... Aí vc vai ver essa

Obrigado pelos parabéns, um grande abraço mano
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:40 pm

robertojacone escreveu:
muito bom amigo parabens

Valeu amigao, obrigado, um abraço e boas remadas.
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:42 pm

seigi yamashiro escreveu:
hahaha adorei os bricos,só falta alguem tentar um 15 hp...hehehehe

abrassss e boa pescaria

Kkk...15 nao deu, nas minhas tentativas ele afundou kkkk

Mas o próximo será um 5Hp... Aguarde ...

Um abraço e bons peixes irmão
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 2:55 pm

Winsley escreveu:

Kkk... Que nada Marcelo, vou pegar pesado se eu conseguir comprar o meu Mercury 5HP... Aí vc vai ver essa

Shocked "CINCO HP" , aí não vai navegar!!!! vai voar o "maluco"..."kaiak air jet power"!!!! Spiteful

Última edição por mario em Qui Set 15, 2011 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Rodrigão

Rank:
Rank:

Caiaque: Com motor eletrico de 44 lbs.

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Qui Set 15, 2011 3:59 pm

Ficou muito bom mesmo Winsley, parabéns !
Dá até vontade de copiar !
Só me prolongando um pouco mais, quando vc navegava com eletrico qual foi sua autonomia e com qual bateria?
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sex Set 16, 2011 3:54 pm

Cara!
Muito bom meismo!
Uma pergunta: este comando do acelerador é à prova dágua?
Fábio_RJ

Moderador
Moderador

Caiaque: Hobie - Mirage Outback

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sex Set 16, 2011 8:31 pm

Winsley escreveu:
Fábio_RJ escreveu:

Olá Fábio, firmeza ?

Cortei o Lontrinha para testar um "módulo" de acoplamento de motor elétrico, propulsao a pedal, bolina, etc que utilizarei no caiaque que estou projetando. Dei um break no projeto pq comecei a fazer um mestrado e nao esta sobrando tempo nem para pescar. Breve retomo o projeto.

Legal amigo!!.. esse projeto do "módulo" muito me interessa..

Estarei acompanhando!! Spiteful

Grande abraço!!!
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 12:21 am

robertodelfino escreveu:
Meus parabens ficou muito legal, obrigado por compartilhar.

Neste greno da frente voce poderia colocar um tampao, daqueles que se coloca em pe de cadeira para nao riscar o piso, de baixo para cima, assim a força da agua nao iria arrancar ele do lugar.

Quanto km fez por litro so para ter uma base.

O outro motor que voce tem e vai vender tem como colocar fotos dele. tenho interese em um motor a gasolina, este motor e o mesmo que voce colocou no lontras da primeira vez.

Olá Roberto tudo bem?

Vou tapar bem este dreno, a sua idéia é muito boa, e ainda vou Car um adesivo ou solver tape.

O motor que pretendo vender para comprar o 5hp é esse do vídeo sim, vou fotografar com mais detalhes pra vc ok? Coloquei ele no lontras, mas era com um rabetao, agora esta com uma rabeta de popa. A vantagem deste motor é que há uma serie de implementos/acessórios que podemos usar ele.

Não consegui ter uma boa base de quantos km litros eu fiz pq vazou muita gasolina, comprei um galão com funil e vou ser mais criterioso para medir e te conto ok, se o vento ser uma trégua vou colocar ele na sua amanha (sáb 17set).

Um abraco e ate breve
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 12:34 am

Jefferson_Telles escreveu:

Olá Jefferson firme aí irmão ?

Ow o 3.3hp já é muito bom, um motor sthil já é show(barulhento mas muito bom), estou testando e ajustando para ver se os caiaques suportarão o motor 5HP (Mercury), breve poderei te dizer isso.

Terminei hoje(junto como meu amigo e companheiro Edno) de fazer em fibra de vidro, preenchimentos para os bagageiros do Hunter e para o Barracuda, assim eles não encherão de agua nunca (isso é critico no Barracuda com motor), isso já vislumbrando a adaptacao do motor 5hp.

Sobre a fadiga, te digo que do jeito que eu fiz não força NEM UM POUCO o casco, depois eu posto mais detalhes com as fotos e vc entendera pq não força.

Um abraco e boas remadas
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 12:36 am

mario escreveu:
Winsley escreveu:

Shocked "CINCO HP" , aí não vai navegar!!!! vai voar o "maluco"..."kaiak air jet power"!!!! Spiteful

Vamos ver mano, eu gosto mesmo de fortes emoções... Rsss...
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 12:53 am

Rodrigão escreveu:
Ficou muito bom mesmo Winsley, parabéns !
Dá até vontade de copiar !
Só me prolongando um pouco mais, quando vc navegava com eletrico qual foi sua autonomia e com qual bateria?

Rodrigo,

Isso varia muito. No meu caso os ventos interferiam muito, usei bateria de 100amp "Impact"' e 70 amp Moura Cleam (ciclo profundo), a maior autonomia que consegui foi coisa de 18km mas o pior é a velocidade que no final vai tão ou mais lento que o remo(na verdade em momento algum a velocidade no elétrico chega perto do motor a gasolina) muitas vezes a gente tem que ir ajudando no remo, já na gasolina enquanto tem vc vai voando rss. Na bateria ate insistindo poderia ir mais pq, se vc deixa ela sem usar um tempinho ela "reage" um pouquinho mais, mas não insisto, não é bom zerar totalmente a carga da bateria para preservar a sua longevidade.

Qq coisa posta aí mano pod prolongar sempre este assunto amigao .

Um abraco e boas remadas
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 1:00 am

Mike nelson escreveu:
Cara!
Muito bom meismo!
Uma pergunta: este comando do acelerador é à prova dágua?

Olá Mike,

Mano o comando não é a prova d'água não, ele é mecanico e a parte dos cabinhos de aço não tem problema de receber agua, a parte eletrica (o interruptor) com uma batidinha para dispersar a gua e não causa problemas não tb.

Se afundar ele na agua com o motor funcionando no máximo ele pode desligar, mas umas batidinhas e ele já esta pronto para usar novamente.

Da para isolar o interruptor tb e deixar só o acelerador.

Qq duvida posta aí ok mano?

Um grande abraco e boas aceradas
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Sab Set 17, 2011 1:02 am

Fábio_RJ escreveu:
Winsley escreveu:
Fábio_RJ escreveu:

Olá Fábio, firmeza ?

Opa éh nois rss

Legal amigo!!.. esse projeto do "módulo" muito me interessa..

Estarei acompanhando!! Spiteful

Grande abraço!!!
Edno

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Dom Set 18, 2011 12:28 pm

posta logo o video de sabado....estou curioso para ver...
abçs
Genino

Rank:
Rank:

Caiaque: Trimarinho Experimental Motorizado

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Dom Set 18, 2011 11:19 pm

Winsley,

Gostei muito do seu Brico. Parabéns !
Tenho um Hunter e pretendo motorizar, mas como pretendo fazer pequenos trajetos e no mar o que vc acha de um motorzinho mais leve, tipo 2 hp?
Vendo o seu vídeo eu tenho a impressão de que as marolas não comprometem a segurança. Este é o meu receio de enfrentar o marzão aberto, mas pelo que vi, dá pra encarar.
Como vc controla a alavanca de marcha (vante e ré)?
Qual a dimensão da chapa que vc usou? Alumínio ou aço?
Grande abraço
Marco Cabral

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Dom Set 18, 2011 11:55 pm

Show de bola!!! Tbm sou pescador, e não remador... rs... rs...
Excelente Brico!!!
Agora, resta esperar a galera "do contra" se manifestar... rs....

Parabéns!!
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 10:08 am

Genino escreveu:
Winsley,

Gostei muito do seu Brico. Parabéns !
Tenho um Hunter e pretendo motorizar, mas como pretendo fazer pequenos trajetos e no mar o que vc acha de um motorzinho mais leve, tipo 2 hp?
Vendo o seu vídeo eu tenho a impressão de que as marolas não comprometem a segurança. Este é o meu receio de enfrentar o marzão aberto, mas pelo que vi, dá pra encarar.
Como vc controla a alavanca de marcha (vante e ré)?
Qual a dimensão da chapa que vc usou? Alumínio ou aço?
Grande abraço

Obrigado Genino,

Ow, este é o motor de popa mais leve do mercado, existe o Honda 2hp mas pesa praticamente a mesma coisa.
Eu gostei tanto do resultado que vou (depois de testar bem uma traquitana que criamos) colocar um 5hp Mercury que pesa 7kg a mais rss.

Acho este Mercury 3.3hp muito bom para colocar no caiaque viu.

Desejo sucesso, um grande abraco e boas remadas
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 10:13 am

Genino
O motor de 2 hp pesa a mesma coisa e custa praticamente o mesmo que o de 3.3. Além de ser difícil de encontrar.
O de quatro ou cinco hp, é peso demais e potência sem utilização.
Abraços
Mike
emerson girotto

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 6:29 pm

Grandes remadores e pescadores Winsley e Edno, legal ver a idéia sair do papel e tomar forma. Tenho certeza que vocês chegarão no "ponto" certo desse projeto de motorizar o caiaque. Já comecei a pensar na proposta...imagina nós lá em Epitácio "penteando" os jacarés com esse motorzinho....kkkkkk....eles que se cuidem!!!!
Um mecânico de motor de popa (Sr. Oliveira), vocês devem conhecer...uma vez me disse que se um motor cair na água, não se pode mais ligá-lo, principalmente se a água estiver suja com areia. Ele disse que provoca muitos danos ao motor e o correto seria levar para revisão. Pensando nisso, acho que uma idéia seria adaptar uma haste perpendicular ao caiaque (paralela à superfície da água), que seja de material flutuante (como um cano de aluminio passado no meio de um macarrão de piscina) de modo a evitar que o caiaque tombe no caso de vento ou outro acidente (vide canoas havaianas).
Parabéns pelo brico.
Emerson.
Genino

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 11:00 pm

Olá Emerson e Winsley,
Foi pensando em coisas assim com dar maior estabilidade ao Caiaque que estou seriamente inclinado para comprar um 2º Caiaque (Hunter) e partir para um Catamarã.
Acho que com o Catamarã ganha-se mais em Estabilidade, Segurança, Comandos além de possuir mais espaço.
Entendi que o motor Mercury 3 Hp é o mais eficiente em diversos fatores (Peso, Custo, Potência e até manutenção).
O único problema que eu estou questionando é o sistema de atrelamento dos dois Caiaques lado a lado, de forma bem rígida. Estou pensando em moldar um tipo de coxim (1 dianteiro e 1 traseiro para cada Caiaque) para fixar no Caiaque com uns 4 parafusos de aço inox. Estes coxins receberiam os eixos (tubos) que ligariam os 2 Caiaques.
O resto são 2 T para encaixar uma barra longitudinal entre os 2 Caiaques e na popa colocar um suporte para o Motor de Popa.
O que acham?
djalma

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: bricos    Seg Set 19, 2011 11:26 pm

sem palavras muito 10 e parabens mesmo
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 11:43 pm

Mike nelson escreveu:
Genino
O motor de 2 hp pesa a mesma coisa e custa praticamente o mesmo que o de 3.3. Além de ser difícil de encontrar.
O de quatro ou cinco hp, é peso demais e potência sem utilização.
Abraços
Mike

Mike, breve poderei falar se os 20kg e os 5hp do Mercury são demais para os caiaques.

Um abraço e até breve.
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Seg Set 19, 2011 11:51 pm

Genino escreveu:
Olá Emerson e Winsley,
Foi pensando em coisas assim com dar maior estabilidade ao Caiaque que estou seriamente inclinado para comprar um 2º Caiaque (Hunter) e partir para um Catamarã.
Acho que com o Catamarã ganha-se mais em Estabilidade, Segurança, Comandos além de possuir mais espaço.
Entendi que o motor Mercury 3 Hp é o mais eficiente em diversos fatores (Peso, Custo, Potência e até manutenção).
O único problema que eu estou questionando é o sistema de atrelamento dos dois Caiaques lado a lado, de forma bem rígida. Estou pensando em moldar um tipo de coxim (1 dianteiro e 1 traseiro para cada Caiaque) para fixar no Caiaque com uns 4 parafusos de aço inox. Estes coxins receberiam os eixos (tubos) que ligariam os 2 Caiaques.
O resto são 2 T para encaixar uma barra longitudinal entre os 2 Caiaques e na popa colocar um suporte para o Motor de Popa.
O que acham?

Olá Genino,

Um catamarã sem dúvida dá maior estabilidade, mas para meus propósitos não rola. Vc viu um post meu onde apresentei fotos de um catamarã montado a partir de dois Lontrinhas? Coloquei vela nele e ficou muito divertido.

Mas meu objetivo é ter mobilidade e rapidez em pontos onde não se consegue (ou se consegue com dificuldades) pescar, e aí tem que ser mesmo caiaque individual (claro que com dois ou mais companheiros também nos seus caiaques individuais).

A mobilidade em um catamarã acho inferior a de um pequeno barquinho, portanto para meu perfil de uso nao vejo vantagens.

Mas é claro, vc pode ter outras aspirações.

Um abraço e sucesso
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 12:00 am

emerson girotto escreveu:
Grandes remadores e pescadores Winsley e Edno, legal ver a idéia sair do papel e tomar forma. Tenho certeza que vocês chegarão no "ponto" certo desse projeto de motorizar o caiaque. Já comecei a pensar na proposta...imagina nós lá em Epitácio "penteando" os jacarés com esse motorzinho....kkkkkk....eles que se cuidem!!!!
Um mecânico de motor de popa (Sr. Oliveira), vocês devem conhecer...uma vez me disse que se um motor cair na água, não se pode mais ligá-lo, principalmente se a água estiver suja com areia. Ele disse que provoca muitos danos ao motor e o correto seria levar para revisão. Pensando nisso, acho que uma idéia seria adaptar uma haste perpendicular ao caiaque (paralela à superfície da água), que seja de material flutuante (como um cano de aluminio passado no meio de um macarrão de piscina) de modo a evitar que o caiaque tombe no caso de vento ou outro acidente (vide canoas havaianas).
Parabéns pelo brico.
Emerson.

Grande mano Emerson,

Ow, os flutuadores laterais garantem estabilidade, massss, compromete a mobilidade, imagine lá em Teodoro no meio dos paliteiros com os flutuadores, nao rola, eu já estou providenciando os tapa-drenos para nao ficar enroscado nas pontas dos paliteiros como ocorre frequentemente, imagine com os flutuadores.

O maior problema que pode acontecer é o calço hidráulico, para evitar pretendo colocar um duto do carburador até o interior do "bagageiro-bolha" ou no interior do casco, assim mesmo que o caiaque vire, o máximo que vai acontecer é trincar o cabeçote se estiver muito quente rssss. No mais ele vai afogar, mas aí é só secar o cachimbo, esperar secar e bora...

Ah, claro, se entrar areia na camara do rotor pode prejudicar o rotor sim, aí dá azar, aí tem que ficar sempre esperto para ver se está saíndo a agua do sistema de arrefecimento.

Ow... está para chegar o meu segundo Mercurizinho, se vc nao fosse no rancho neste findi, poderíamos ir no Ivaí testar, pois agora já colecionamos 3 motorezinhos... é nóis...

Quanto a Epitácio, to topando heim, bora? Eu e o Edno estamos loucos para ir tb em Teodoro e acampar na ilha seca.

Um abraço e até breve
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 12:07 am

djalma escreveu:
sem palavras muito 10 e parabens mesmo

Valeu Djalma, obrigado heim...

Acompanhe o tópico que tem mais detalhes que vou postar ok?

Um abraço e boas remadas (ou aceleradas)
jose luiz

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 8:05 am

Meu amigo, ficou maravilhoso. Ja to imaginando colocar no meu explorer, o titanic vai voar com um 5hp. Vlw
Genino

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 11:09 am

Grande Winsley,
Pelo "end" do seu vídeo, nota-se que vc possui a grande necessidade des deslocamentos hiper velozes para chegar a locais mais distantes de uma represa ou lago.
E no final, as águas são um verdadeiro espelho. Alí no meio das galhadas é a "toca dos Tucunarés", muito show.
E o seu caiaque fica bem estável nessas águas espelhadas.
Mas aqui em Vila Velha/ES o meu negócio é pescar no Mar Aberto e o que rola de instalilidade é demais, a ponto de se tornar difícil a movimentação até a proa ou popa.
Basta dizer que para girar o corpo é um sufoco, pois as marolas não perdoam, ainda mais quando cruzamos com navios ou rebocadores, sem falar nos Jetski e lanchas.
E com um motor fazendo peso e elevando o CG, a coisa pode ficar preta e será tombo na certa. E neste caso vai ser difícil desvirar o brinquedo e o motor pode já estar danificado. E o pior, sem local pra encostar e reajustar o caiaque, para a operção de retorno no Remo.
Entende pq estou querendo optar pelo Catamarã? Questão de sobrevivência no mar. happy10
mario

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 11:23 am

"02 caiaques = 01 catamara"
Genino! vai em "busca" e dá uma olhadinha neste post acima!
um colega nosso fez...ficou muito bom!!!!!
emerson girotto

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 11:35 am

Winsley escreveu:
emerson girotto escreveu:
Parabéns pelo brico.
Emerson.

Grande mano Emerson,

Ow, os flutuadores laterais garantem estabilidade, massss, compromete a mobilidade, imagine lá em Teodoro no meio dos paliteiros com os flutuadores, nao rola, eu já estou providenciando os tapa-drenos para nao ficar enroscado nas pontas dos paliteiros como ocorre frequentemente, imagine com os flutuadores.

O maior problema que pode acontecer é o calço hidráulico, para evitar pretendo colocar um duto do carburador até o interior do "bagageiro-bolha" ou no interior do casco, assim mesmo que o caiaque vire, o máximo que vai acontecer é trincar o cabeçote se estiver muito quente rssss. No mais ele vai afogar, mas aí é só secar o cachimbo, esperar secar e bora...

Ah, claro, se entrar areia na camara do rotor pode prejudicar o rotor sim, aí dá azar, aí tem que ficar sempre esperto para ver se está saíndo a agua do sistema de arrefecimento.

Ow... está para chegar o meu segundo Mercurizinho, se vc nao fosse no rancho neste findi, poderíamos ir no Ivaí testar, pois agora já colecionamos 3 motorezinhos... é nóis...

Quanto a Epitácio, to topando heim, bora? Eu e o Edno estamos loucos para ir tb em Teodoro e acampar na ilha seca.

Um abraço e até breve

Winsley,
Já tenho outro amigo querendo comprar o mercuryzinho...mas ele queria dar uma "voltinha" para sentir a emoção e é claro, se convencer de vez. Eu também to doido pra experimentar. Quanto vc pagou no mercury? e os esquemas de montagem (ferragens, etc), quanto gastou? Esse final de semana vou pra limpar a casa no rancho (porque pintou), mas no próximo tá tranquilo. Se quiser botar na agenda, to dentro. Dá até pra encarar a ilha no porto 10.
Emerson.
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 11:52 am

Genino escreveu:
Grande Winsley,
Pelo "end" do seu vídeo, nota-se que vc possui a grande necessidade des deslocamentos hiper velozes para chegar a locais mais distantes de uma represa ou lago.
E no final, as águas são um verdadeiro espelho. Alí no meio das galhadas é a "toca dos Tucunarés", muito show.
E o seu caiaque fica bem estável nessas águas espelhadas.
Mas aqui em Vila Velha/ES o meu negócio é pescar no Mar Aberto e o que rola de instalilidade é demais, a ponto de se tornar difícil a movimentação até a proa ou popa.
Basta dizer que para girar o corpo é um sufoco, pois as marolas não perdoam, ainda mais quando cruzamos com navios ou rebocadores, sem falar nos Jetski e lanchas.
E com um motor fazendo peso e elevando o CG, a coisa pode ficar preta e será tombo na certa. E neste caso vai ser difícil desvirar o brinquedo e o motor pode já estar danificado. E o pior, sem local pra encostar e reajustar o caiaque, para a operção de retorno no Remo.
Entende pq estou querendo optar pelo Catamarã? Questão de sobrevivência no mar. happy10

Bem pontuado mano, no mar os requisitos são outros, aí faz todo sentido o catamarã.

Um abraco e sucesso amigão.
Genino

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 12:22 pm

Grande Mario,
Estou acompanhando aquele tópico, muito interessnte por sinal.
Eu não queria era colocar aqueles tirantes e penso em moldar uns coxins e prender com parafusos de aço inox na parte superior dos caiaques para "receber" os tubos transversais.
Sou muito preocupado com a Segurança e Estabilidade do sistema, entende?
Vou navegar em mar aberto e o brinquedo estará sijeito a esforços constantes.
Abs
marquinhos lebedieff

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 12:55 pm

rapaz vc falou que pesca em epitácio de caiaque os piloteiros tem um medão quando o tempo fecha de repente quando pesquei lá o tempo deu uma fechada feia pro lado da cabeceira os piloteiros já foram indo em bora e o cara que estava comigo falava vai passar!!!!!!! mas eles foram sem pestanejar eu fiquei pensando em um caiaque no meio da quelas galhadas onde os barcos não conseguem entrar foi por ali que peguei meu maior azulão mas o bicho foi pros galhos e já era como sempre o maior escapa

quando for pra epitácio, panorama poe as fotos pra gente morrer de inveja um dia ainda vou até lá pra pescar de caiaque no meio das pauleiras o problemas é o deslocamento que pode chegar a 12 KM dependendo do ponto aí tem que ter motor pra poder chegar inteiro até os pontos mais distantes.
Winsley

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados   Ter Set 20, 2011 3:25 pm

marquinhos lebedieff escreveu:
rapaz vc falou que pesca em epitácio de caiaque os piloteiros tem um medão quando o tempo fecha de repente quando pesquei lá o tempo deu uma fechada feia pro lado da cabeceira os piloteiros já foram indo em bora e o cara que estava comigo falava vai passar!!!!!!! mas eles foram sem pestanejar eu fiquei pensando em um caiaque no meio da quelas galhadas onde os barcos não conseguem entrar foi por ali que peguei meu maior azulão mas o bicho foi pros galhos e já era como sempre o maior escapa

quando for pra epitácio, panorama poe as fotos pra gente morrer de inveja um dia ainda vou até lá pra pescar de caiaque no meio das pauleiras o problemas é o deslocamento que pode chegar a 12 KM dependendo do ponto aí tem que ter motor pra poder chegar inteiro até os pontos mais distantes.

Pois eh mano, vc conhece neh?

Eh duro em alguns lugares pescar de barco devido a pauleira/tranqueira (Teodoro tb), de caiaque eh tudo de bom, as vezes íamos com barco e com os caiaques em cima, nos pontos colocávamos os caiaques na agua para pescar, mas da muito trabalho, e um sempre tinha que ficar no barco (para cuidar) com os caiaques motorizados a coisa promete ser bem melhor.

Pauliceia, Panorama, Epitacio, Bataguacu, Teodoro Sampaio, vamos pra todos esses cantos de caiaque (agora motorizados). Por isso estou estudando o 5hp, coloquei 7kg a mais no bagageiro para simular o peso, por enquanto esta se comportando bem, ainda vou aprofundar esses estudos. Fizemos um bagageiro com "hidrofolio" rss para apoiar a potência maior, vou postar fotos.

Um abraco e boas remadas

Caiaques Hunter e Barracuda Motorizados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! ::  :: -