CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Poita – duvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Stefano

Rank:
Rank:

Caiaque: Ocean Kayak/Trident 13

MensagemAssunto: Poita – duvidas   Seg Fev 06, 2012 7:19 pm

1) Qual o peso e a forma ideal para o caiaque ???

Eu tenho uma folder de 2 kg e quando comprei pensei que ela fosse super dimensionada, mas ainda bem que estava errado, pois quando vou no Casqueiro, e a maré esta enchendo e junto chega o vento, a minha poita tem dificuldade em segurar o caiaque. A minha duvida surgiu, pois vendo as poitas do pessoal e dos gringos, notei que são bem menores da minha.

2) Líder sim ou líder não ???

Não sei se é este o termo, mas por líder eu queria dizer aquele pedaço de corrente que fica entre a corda e a ancora. Tem gente que coloca e tem gente que não coloca. Me falaram que servia para proteger a corda e para “derrubar” a poita para que seja puxada horizontalmente e trave no substrato. Eu não tinha a corrente e colocquei um pedaço de mangueira grossa com um chumbo na extremidade (chegando em casa coloco uma foto).

Gostaria de diminuir as dimensões da minha poita, mas sem perder a eficácia dela.
http://www.arkesi.com.br
Fábio_RJ

Moderador
Moderador

Caiaque: Hobie - Mirage Outback

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Seg Fev 06, 2012 9:18 pm

Cara eu uso uma folder de 1,5kg e fundeio nos mais variados tipos de fundo, nunca tive problema.. no geral costumo fundear 2 caiaques na mesma ancora.. algumas vezes foram 3 caiaques juntos... e sempre ficou de boa..

Já usei outros modelos como a danforth e bruce.. e desisti!!.. agora é sempre FOLDER!! rsrsrs..

Não sei se o amigo tem utilizado de forma "correta".. mas o "segredo" de uma boa ancoragem, não está literalmente na ancora... e sim no cabo!.. o ideal, é usar de cabo, no mínimo 3 vezes a profundidade do local.

Quanto ao "lider".. nunca usei e nunca senti falta dele.. estando com cabo suficiente, não vejo a necessidade... o problema em alguns casos, é que a folder "crava" de uma maneira, que já tive que cortar o cabo e deixar ela no fundo.. Shocked .. problema esse que foi resolvido com o "salva ancora"..

http://www.caiaquebrasil.net/t8-salvamento-de-ancora

numa situação dessas, o lacre se rompe e a ancora é recolhida por trás.. depois de duas folders perdidas.. resolvi o problema!!

raphadical

Rank:
Rank:

Caiaque: 0

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Seg Fev 06, 2012 10:51 pm

a minha é uma garrafa pet de 1,5L. com concreto e quatro pontas de ferro, ela segura bem.

mas quando a correnteza começa a puxar, sinto que ela vem arrastando pelo chão, mesmo com a corda umas duas ou tres vezes a profundidade.

na boca do canal de bertioga (ja entrando no mar, profundidade 9 metros), quando a maré começa vazar, não tem ancora que segura, precisa ser bem dimensionada.

depois que virei as pontas dos ferros, fazendo tipo um anzol, ela segurou mais,

só tem um problema quando pega pedra no fundo, é duro de arrancar ela.
alexandre coiote

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras
Caiaque: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Seg Fev 06, 2012 11:34 pm

uso uma tipo garateia de inox de +- 2kg nunca fui arrastado e ja poitei 2 caiaques so dou bastante cabo
Wil

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 7:37 am

O Fábio disse tudo e acabou com o tópico!
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 9:42 am

N C O R A

P O I T A

happy10 lol! captain
raphadical

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 10:34 am

gostei da ilustração, muito boa.

mostra a diferença. todos pensam que é a mesma coisa.
Rossoni.40

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing
Caiaque: nome: Xumbrega

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 3:46 pm

Então eu tenho uma âncora e uma poita. Tenho que adequar a âncora que utilizo com a boia pra regular na fundura adequada e aí prender o futuro caiaque. E a outra âncora deixar do jeito que está.

Muito legal, gastei dinheiro sem precisar. Pois apenas uma resolveria.
Stefano

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 9:36 pm

Legal Mike, eu nao sabia desta diferença (vivendo e aprendendo).

Essa é minha ancora folder:

Entao acho que entendi que +/- 2kg é o padrao.
xmoucanx

Rank:
Rank:

Caiaque: møµ©åñ ö¢ëlö$ - leleco cuda 14 3.3 hp

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 07, 2012 10:05 pm

Como minhas pescarias estão sendo apenas em lagos, represas... estou usando poita
3kg ( aqueles pesos de academia emborrachado )

ate agora, esta tudo beleza...

caso, eu pesque em lugares com correnteza, pensarei sim.. em arrumar uma âncora
o q será d extrema utilidade...

foto da minha poita :

http://www.youtube.com/user/xmoucanx
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qua Fev 08, 2012 7:56 am

Gente:
Ainda tem uma coisa que não entenderam:

POITA É UMA COISA GRANDE, PESADA E ABSOLUTAMENTE FIXA NO FUNDO.
A gente não carrega a poita no barco e leva pra casa.
Ela é feita para ser fixada no fundo, para sempre, e servir de amarração do cabo da bóia que irá sinalizá-la e no qual iremos amarrar um cabo do barco à este.

Normalmente, no mínimo, uma poita para uma pequena embarcação, pesa de cem kg para cima.

Existe, inclusive, leis e normas da Marinha, para legalização da autorização para colocação de poitas no solo marinho. Devidamente plotadas.

Entendido, agora?
Rodrigo Rodrigues

Rank:
Rank:

Caiaque: Tucuna

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qua Fev 08, 2012 10:35 am

Stefano,

O "Lider" que você menciona - uso de corrente - é para diminuir o impacto das ondulações na embarcação.

Utiliza-se esta corrente entre a ancora e o cabo. Uma vez que a ancora está "fixa" no fundo, a corrente se mantém, através de seu peso, "repousando" também no fundo. Quando há alguma ondulação, a embarcação puxa primeiro a corrente e se necessário, a ancora entfra em ação.

O esforço no sistema é reduzido.

O pro ela que vejo é carregar um peso extra no caiaque.

Abcs,

Rodrigo
raphadical

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qua Fev 08, 2012 7:36 pm

vixe, agora não entendi nada.

fala ai Rodrigo, só sei que a minha "ancora" arrasta.

lembra no Indaia, Rodrigo. fomos arrastado uns 100m naquela parte
bem tranquila, com poucas marolas.
djalma

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: POITA   Qua Fev 08, 2012 9:24 pm

E ISTO ,2 KILOS EO MAIS USADO OK
xmoucanx

Rank:
Rank:

Caiaque: møµ©åñ ö¢ëlö$ - leleco cuda 14 3.3 hp

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qua Fev 08, 2012 9:32 pm

Mike nelson escreveu:
Gente:
Ainda tem uma coisa que não entenderam:

POITA É UMA COISA GRANDE, PESADA E ABSOLUTAMENTE FIXA NO FUNDO.
A gente não carrega a poita no barco e leva pra casa.
Ela é feita para ser fixada no fundo, para sempre, e servir de amarração do cabo da bóia que irá sinalizá-la e no qual iremos amarrar um cabo do barco à este.

Normalmente, no mínimo, uma poita para uma pequena embarcação, pesa de cem kg para cima.

Existe, inclusive, leis e normas da Marinha, para legalização da autorização para colocação de poitas no solo marinho. Devidamente plotadas.

Entendido, agora?

hum... eu pensava q o nome usado, era poita... tudo mundo fala poita ou âncora...rs

então terei q apelidar meu peso... tipo : " sogra "

quando for pescar, jogarei minha sogra na agua ... kkkkkkkk

.
http://www.youtube.com/user/xmoucanx
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qua Fev 08, 2012 10:43 pm

Rodrigo

Desculpe discordar, mas a corrente não serve para "diminuir o impacto das ondulações na embarcação".

A finalidade da corrente é MANTER O ANGULO DE ATAQUE DAS PATAS DA ÂNCORA, pois, o que faz com que a embarcação fique "ancorada" não é o peso e sim o enganchamento, a quantidade de unha enterrada no fundo que irá fazer com que a âncora fique agarrada e a embarcação parada.

Este ângulo, quanto mais cabo for dado e quanto mais fechado for, em relação ao fundo, maior efeito de "unhar" e " garrar no fundo", por isto usamos uma corrente, que pesa e mantem este mesmo ângulo.

Se colocarmos uma âncora em pé no fundo, nada vai acontecer, daí a necessidade da corrente para mantê-la deitada.

Raphadical:

A potencialidade do "agarre" está relacionada do tipo de âncora para cada tipo de fundo.

Garatéias, de quatro ou cinco patas: para fundos de pedras
Folder , de quatro patas: para pedras e algum cascalho junto com pedras.
Os modelos acima não servem para ancorar na areia nem em fundo lodoso.
Para isso temos as Bruce e outras.
Abraços
Rodrigo Rodrigues

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qui Fev 09, 2012 8:58 am

Prezado Mike Nelson,

Concordo com você que o que mantém a embarcação ancorada é o agarre da garateia no fundo. Tanto concordo que uso uma ancora caseira de inox com aproximadamente 0,6 kg e ela funciona muito bem, desde que lançado o comprimento de cabo suficiente.

A corrente não direciona a ancora para a posição correta no fundo e sim o primeiro arrasto da embarcação. Caso não solte o comprimento mínimo necessário de cabo, a ancora ideal, com ou sem corrente não irá funcionar.

Por curiosidade, após estudar sobre o uso de correntes e ou pesos, amarrei um peso no cabo da ancora a aproximadamente 1,5 metros da mesma. O resultado percebido foi que quando o caiaque era "atingido" por uma onda, o peso subia com o esticar do cabo, retornando ao fundo logo após a passagem da onda. Isto reduziu bastante a sensação das marolas.

Raphadical,

Aquele dia em Bertioga, você esqueceu de mencionar que estávamos sob um vento lateral forte e a maré corria na mesma direção do vento. Outro detalhe é que os dois caiaques estavam apoiados na sua ancora.

Precisamos voltar lá. Já esta rolando no tópico de agendas e encontros um link para o dia 26/02. Inclua seu nome na lista.

Abcs,

Rodrigo
raphadical

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qui Fev 09, 2012 10:06 am

Mike nelson escreveu:
Rodrigo

Desculpe discordar, mas a corrente não serve para "diminuir o impacto das ondulações na embarcação".

A finalidade da corrente é MANTER O ANGULO DE ATAQUE DAS PATAS DA ÂNCORA, pois, o que faz com que a embarcação fique "ancorada" não é o peso e sim o enganchamento, a quantidade de unha enterrada no fundo que irá fazer com que a âncora fique agarrada e a embarcação parada.

Este ângulo, quanto mais cabo for dado e quanto mais fechado for, em relação ao fundo, maior efeito de "unhar" e " garrar no fundo", por isto usamos uma corrente, que pesa e mantem este mesmo ângulo.

Se colocarmos uma âncora em pé no fundo, nada vai acontecer, daí a necessidade da corrente para mantê-la deitada.

Raphadical:

A potencialidade do "agarre" está relacionada do tipo de âncora para cada tipo de fundo.

Garatéias, de quatro ou cinco patas: para fundos de pedras
Folder , de quatro patas: para pedras e algum cascalho junto com pedras.
Os modelos acima não servem para ancorar na areia nem em fundo lodoso.

Para isso temos as Bruce e outras.
Abraços

valeu pela aula, pouca gente sabe destes detalhes, mas concordo plenamente com voce.
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qui Fev 09, 2012 3:53 pm

Entendi, Rodrigo.

Realmente.
Até certo ponto, este expediente, dependendo das dimensões das ondulações, e do peso aplicado, vai influir no cabeceio da embarcação.

Isto pode, dependendo de vários fatores, ser positivo ou até ser prejudicial porque, levando em consideração que a velocidade de retorno ao ponto de equilíbrio primitivo (joão teimoso) é que qualifica uma embarcação como marinheira, também e principalmente.

Se o atraso ou, como vc diz, a "redução da sensação das marolas" for grande o suficiente, isto pode acarretar o alagamento da embarcação por uma ondulação um pouco maior e inesperada.

Portanto...
Rodrigo Rodrigues

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qui Fev 09, 2012 7:37 pm

O alagamento da embarcação, minha e das minhas coisas eu aprendi na marra

Abcs,

Rodrigo
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Qui Fev 09, 2012 7:39 pm

Faz parte, kkkkkkkk
Mauro sapo

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Sex Fev 10, 2012 3:51 pm

boa mike esclareceu tudo e ainda acrescento +
Stefano

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Sex Fev 10, 2012 4:18 pm

Vou aproveitar e perguntar:
Que espessura de cabo é a mais indicada para amarrar a ancora???
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Sex Fev 10, 2012 9:04 pm

Isso vai depender do tamanho da embarcação e da âncora.
No nosso caso, um caiaque com um deslocamento de 250 kgs, um cabo de nylon seda de 3/8, para uma âncora de 1,5 kg, tá bom demais.

Houve vezes em que ancorei meu inflável, de 12 pés, com um motor de 30 hp mais combustível, tralha etc, usando o meu macarrão da bóia de mergulho, um tubo de plástico flexível, mas muito resistente, com um peso de cinto de mergulho com um kilinho.
E segurava o bichinho, claro que eu ia lá em baixo e acomodava o peso adequadamente entre as pedras, travando corretamente.
O efeito da ancoragem, basicamente, sempre vai depender da quantidade de cabo que vai proporcionar um angulo correto entre a àncora e o fundo.
Hoje em dia, a bitola dos cabos influi muito pouco na resistência dos mesmos, à princípio, é claro.
Se compararmos um cabo de sisal de uma polegada, talvez não seja tão resistente quanto um cabo de Dynema ou Kevlar, de 5 mm.
Neste caso, temos que unir resistência, custo, e a "pegada" para um melhor manejo e armazenamento na embarcação.
(caraca! falei abessa!)
Rodrigo Rodrigues

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Sex Fev 10, 2012 11:53 pm

Não sei o nome do material, mas eu uso um cabo de 4 mm de diâmetro, comprado em uma casa de material de construção. É um material sintético que derrete quando o colocamos no fogo (arrematar a ponta após o corte).

Abcs,

Rodrigo
Mike nelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Sab Fev 11, 2012 9:21 am

Tá bom demais, Rodrigo.
Skenta naum.
Abs.
Alaor

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Poita – duvidas   Ter Fev 14, 2012 9:54 pm

Minha ancora é caseira, de cimento e arame grosso ( arame 8 ) galvanizado, 8 ganchos. Pesco no mar, fundo de lama, 14 metros de profundidade e já encarei ventos de mais de 20km e maré vazando. Cabo solto em mais de 35 metros e ela não moveu nada.

tenho um tópico com a mesma aqui no forum:

http://www.caiaquebrasil.net/t7150-ancora-caseira-eficiente-e-com-baixissimo-custo?highlight=ancora+caseira

Detalhe: A medida que o tempo passava o caiaque ia ficando mais pesado ( muitos peixes) e mesmo assim ela não se movia..... hehehehe

the_fishstory the_fishstory the_fishstory the_fishstory the_fishstory

Poita – duvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! :: - Fóruns do Caiaque Brasil :: Debates :: Pesca com Caiaque-