CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens no fórum é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo.

Sua conta será ativada após aprovação do cadastro pela administração.

Boas remadas!!

Administração

Fórum Caiaque Brasil - Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

Caiaques de pesca e pesca com caiaque, caiaques oceânicos, caiaques turismo, caiaques para águas brancas, caiaques recreacionais, canoas, stand up paddle, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

Caiaque de fibra de vidro como molde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

Caiaque: Aberto Passeio - Roovin Kaiak Brother's

MensagemAssunto: Caiaque de fibra de vidro como molde   Ter Mar 20, 2012 12:08 pm

Pessoal, tenho um caiaque aberto feito em fibra de vidro, gostaria de saber se posso usá-lo como molde para fabricação de outro caiaque também em fibra.
Ou seja, laminação em fibra de vidro pode ser feita sobre molde também em fibra?

Minha idéia é passar cera desmoldante sobre o caiaque, depois fazer aplicação da manta de vidro e resina.

Alguém pode me dizer se posso fazer isso sem risco de acabar com meu caiaque?

Abraços
mfbecker1974

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Ter Mar 20, 2012 4:31 pm

Pode sim, dá certiho!
Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qua Mar 28, 2012 4:29 pm

becker, vc já fez algo parecido?
Fiz alguns testes e optei por fazer da seguinte maneira:
Cobrir o caiaque com papel filme, passar desmoldante em cera e polir.
Depois passar uma camada fina de resina poliester e colocar uma camada de manta de fibra de vidro, repetindo até finalizar com três camadas de manta/resina.
depois de seco retirar o laminado do caiaque.
O que você me aconselha fazer para o serviço ficar melhor?

Obrigado!
Carlos Robinson Oliveira

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qua Mar 28, 2012 5:34 pm

Eduardo. Estou acompanhando sua idéia com bastante curiosidade.
mfbecker1974

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qua Mar 28, 2012 5:36 pm

Eduardo Lapolli escreveu:
becker, vc já fez algo parecido?
Fiz alguns testes e optei por fazer da seguinte maneira:
Cobrir o caiaque com papel filme, passar desmoldante em cera e polir.
Depois passar uma camada fina de resina poliester e colocar uma camada de manta de fibra de vidro, repetindo até finalizar com três camadas de manta/resina.
depois de seco retirar o laminado do caiaque.
O que você me aconselha fazer para o serviço ficar melhor?

Obrigado!

Não sou eu quem fez mas um amigo e colega de trabalho está fazendo caiaques em fibra de vidro para vender, se quiser falar com ele mande um email para leomachado@pc.sc.gov.br.
Grande abraço!
Antonio Dias

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qua Mar 28, 2012 6:55 pm

Bem legal!
Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qui Mar 29, 2012 1:10 pm

Legal Becker, entrarei em contato com teu colega para pegar umas dicas. valeu mesmo!!

Carlos, eu também estou curioso para ver o resultado, afinal é uma empreitada inédita minha. Tenho apenas uma pequena experiência em consertos em pranchas de surf, uma breve noção em laminação, e claro, muita vontade de ter um caiaque de laminação própria!!!
Vamos construindo juntos!!!

Abraços pessoal
Genilson de Andrade

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Sab Mar 31, 2012 3:24 am

Caro Eduardo, acho que voce deveria se informar mais sobre laminação fiberglass antes de comer este projeto, para não jogar dinheiro fora, pois a forma que pretende utilisar é usada para fazer matriz (forma) pois quando voce desmolda a face lisa (gel coat) fica para dentro, enquanto a face laminada ficando para fora voce terá que concluir com muita massa e lixa, sem contar o peso adcional.
Luciano Mantena

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Dom Abr 01, 2012 9:05 pm

boa noite Eduardo, achoque posso te ajudar pois fabrico caiaques de fibra de vidro,
primeiramente a pergunta e, vc quer fazer uma unica peca ou tem interesse de fazer pra comercializar, acho mais bacana a segunda opção,pois uma vez que use o caiaque como molde vai exigir muito trabalho uma vez que terá que lixar muito, usar massa e etc...., já com o molde feito a próxima peça vai sair no ponto de ir pra água já com o acabamento em gel, mas vamos a resposta da sua pergunta!

primeiramente você pode sim tirar o molde sem causar qualquer dano ao caiaque é só seguir os seguintes passos:

*limpe toda a superfície do caiaque eliminando manchas e sujeiras, pode ate utilizar um paninho com álcool ou fazer uma mistura de 50ml de cloro e uma xícara dessas de chá de sabão em pó pra cada 1 litro de aguá.

*uma vez limpa vc devera comprar uma cera, pode ser essas de supermercado, que seja pastosa e neutra, ela vai auxiliar a desmoldagem final!

*O caiaque devera ser feito em 2 partes a parte de cima e depois a de baixo, portanto use uma fita crepe para marcar mo meio entre essas duas partes ,e importante pois ao final vc terá que unir as 2 partes, apos a laminação e desmoldagem a fita vai deixar uma linha em relevo marcando o corte, apos remover a parte de cima vc vai novamente com a fita colando acima da fita que ja havia pregado, em seguida remova a fita antiga pois a guia do próximo corte sera feito pela nova fita que colou, vamos então ao procedimento!

*Apos limpo passe a cera por todo caiaque, espere secar e então comece a polir ate eliminar qualquer resíduo da cera.

*em seguida você devera aplicar o desmoldante pva que formara uma superfície plastica bem fina, apos secar começa o processo de laminação.

*aplique uma primeira camada de resina catalizada e quando começar a puxar coloque a fibra por cima e molde com a mão os contornos pois a resina quando quase seca vira um tipo de cola que vai manter o tecido no lugar, , na minha empresa ultizo o sistema de tecido de fibra que garante um acabamento mais preciso, pode utilizar 3 camadas do tecido 220g/mm2, em seguida revestir de resina,uma camada de cada vez, não utilize muito catalizador pois vai acelerar o tempo de secagem e isso não e bom pois a peca ao final pode ficar quebradiça, mais ou menos 5 gotas pra cada 100 ml assim vc tem mais tempo de laminar antes da reação química, te aconselho também a utilizar junto da resina, 20% do volume uma carga mineral chamada carboneto de cálcio ou talco industrial que vai te dar ainda mais rigidez,
assim que sacar apos 20 horas pode desmoldar,e repita tudo ate o final na outra metade,abaixo os cálculos aproximados para um caiaque de 3,5 metros aberto. peco desculpas se não expliquei bem, pois não levo muito jeito com as palavras,

24metros de tecido de fibra
8 kilos de resina poliéster com catalizador
1 litro de desmoldante pva
1 kilo de cera pastosa neutra
1 pincel de 2 polegadas
algumas lixas
1 mascara
1 par de luvas látex
neste site você vai encontrar oque precisa, faça perguntas e tire suas duvidas com o vendedor, eles despacham por todo país(http://www.redelease.com.br/lojavirtual/fibras/tudo-na-categoria-atual.html)

espero poder ter te ajudado, qualquer duvida entre em contato que te ajudo com os detalhes,
Grande abraco e boa sorte!

Luciano Santos
Conceito Fibras
Conceitofibras@yahoo.com.br
033 88596653

Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Seg Abr 02, 2012 5:56 pm

Valiosíssimas dicas Luciano, muito bem descritos os processos de execução e o quantitativo de material. obrigado
Minha intensão é fabricar mais de um caiaque, o que justifica a confecção de um molde, mas ainda restam algumas dúvidas quanto a material e procedimento adequado.
Quanto ao material, você utiliza tecido para laminação dos seus caiaques por questão de resistência ou peso? De início pensei em utilizar manta de fibra de vidro, o que você acha?
E na desmoldagem, tem-se a necessidade de usar ar comprimido para retirar o laminado do molde? meu caiaque não tem muito detalhes, ele é praticamente todo liso.

Pessoal, agradeço as dicas!!!

um abraço a todos
Luciano Mantena

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Seg Abr 02, 2012 10:21 pm

a primeira pergunta e o seguinte eu utilizo o tecido pela uniformidade e resistência consolidada com o peso que se torna menor, ja que vai fazer o molde, e o seguinte o mesmo procedimento de limpeza, só que afora vamos eliminar também as imperfeiçoes do caiaque que sera nossa forma, cobrindo todos os furinhos e lixando com lixa dagua 320, uma vez perfeito, começa o processo de cera, polimento e aplicação do desmoldante pva, agora vc vai adquirir o gel ISO laranja para molde,que pode ser aplicado com o pincel como se fosse uma resina, pode aplicar uma demão, esperar secar e aplicar uma segunda ate conseguir aproximadamente 1 milimetro de espessura, para a confecção do molde vc gasta um pouco mais, pois ele deve ser mais rígido que a laminação do caiaque, para sempre ser mais fácil desmoldar os caiaques, lembrando que quanto mais perfeito você deixar seu caiaque a ser moldado melhor vai ser o acabamento dos demais caiaques, te aconselho a utilizar para o molde so a manta mesmo, pois ela garante mais rigidez e pode acrescentar também os 20% da carga mineral de te falei no Email anterior,depois de lixar o sistema da fita, faca uma aba de fota a fora pra facilitar a desmoldagem das futuras pecas,
Quanto a desmoldagem do caiaque moldado e só descolar com as mãos as extremidades(bordas)depois com uma peca de madeira de 4x8x15 de comprimento e com o auxilio de um martelo vá encostando a madeira e dando pequenos golpes com martelo, fazendo da madeira uma base, assim vc não vai danificar.
já para desmoldar os futuros caiaques pode ser feita de duas formas primeira com o toquinho de madeira ou por injeção de ar,fazendo apos a forma pronta faça 3 furos de 2 a 3 mm próximo ao bico,1 no meio e outro na trazeira, va em uma garagem de bike e pega uma câmara de ar velha mesmo e remova ou pistos e encorpore com fibras a cada furo, toda vesz que vc for fazer um caiaque apos a aplicação da cera e desmoldante você vai pegar um pequeno pedaço de durex com mais ou menos 1 centímetro e colar na parte de dentro e em cima dos furinhos, e já pode começar a laminar,te aconselho a comprar o gel colt que servira de acabamento final , aplique com um pincel e faca o processo de laminação, quando desmoldar a peca ja sai com acabamento te privando do trabalho de lixar. eu utilizo uma camada de tecido 220g/mm2 em seguida uma de manta fina que e encontrada naquele site que te passei e uma final de tecido de 220g/mm2 desço cachoeira nível IV com os meus,pro fundo pode acrescentar 1 camada a mais de tecido ou seja se for o caso 3 de tecido e uma de manta fina com mais ou menos a mesma espessura do tecido.

Qualquer coisa conte comigo!

Luciano Santos
luizao cwb

Rank:
Rank:

Caiaque:: Ainda não tenho

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qui Abr 05, 2012 3:09 pm

BOM MOÇADA ESTOU ACOMPANHANDO E QUASE COMPRANDO OS MATERIAS PARA COMEÇAR TAMBEM !! EM LUCIANO SE NAO FOSSE PEDIR DEMAIS VC PODERIA COLOCAR ALGUMAS IMAGENS DAS ETAPAS DE FABRICÇAO!!!
Luciano Mantena

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qui Abr 05, 2012 9:08 pm

fala luizao, acho que tenho sim, tenho que procurar pois tenho muitos arquivos e nao me lembro se tirei fazendo o molde!assim que disponivel te dou um toque, se precisar de dica me liga ou mande email que tenh todo prazer de explicar!

Luciano Santos
Conceito Fibras
033 88596653
Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Seg Abr 09, 2012 12:09 pm

Pessoal, muito legal essa troca de informações, também estou quase finalizando a compra dos materiais para dar início ao projeto. Estou seguindo também a indicação do Genilson, que aconselhou um estudo mais profundo do assunto antes de começar, mas já vejo aqui nos posts acima idéias e informações que já permitem dar os primeiros passos com segurança.

Muito boa idéia dos pistos para injeção de ar para o desmolde Luciano.

Luizão, talvez interesse a vc esses vídeos da ABRAACE, me ajudou a esclarecer o processo de laminação. segue o link:

http://www.abraace.com.br/jla/videos-da-abraace.html?task=videodirectlink&id=22

Interessante essa idéia de postar imagens do processo de fabricação, caso seja possível ficaremos agradecidos Luciano. E claro, vamos nos comunicando em cada passo dado no projeto.

Abraços Pessoal
Luciano Mantena

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Qua Abr 11, 2012 10:53 am

pois entao Eduardo, nao achei os arquivos, mas estou aguardando um pedido pra essa semana entao tiro alguma fotos e posto aqui pra voces! grande abraco e me mantenha informado!

Luciano Santos
Conceito Fibras
033 88596653
Eduardo Lapolli

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: Caiaque de fibra de vidro como molde   Ter Abr 17, 2012 2:46 pm

Tranquilo Luciano, agradecemos desde já.
Ficamos no aguardo.

Abração

Caiaque de fibra de vidro como molde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! :: - Fóruns do Caiaque Brasil :: Faça Você Mesmo-